A Comcast informou hoje que está preparando uma oferta para comprar grandes quantidades da 21st Century Fox, que daria a ela o controle majoritário do Hulu e de outras propriedades de mídia.

A Walt Disney Company já tem um contrato de US $ 52,4 bilhões para comprar todas as propriedades da 21st Century Fox. Mas há rumores de que a Comcast está fazendo financiamento de US $ 60 bilhões para fazer uma oferta hostil pelos ativos da Fox, e o anúncio da Comcast confirma isso hoje.

A Comcast “está considerando, e está em estágios avançados de preparação, uma oferta para os negócios que a Fox concordou em vender para a Disney”, disse o anúncio da Comcast . A Comcast está trabalhando na oferta em preparação para reuniões de acionistas nas quais o acordo da Disney / Fox será considerado.

A venda da Fox para a Disney ou a Comcast incluiria os estúdios de cinema e televisão da 21st Century Fox; redes de entretenimento a cabo; as redes regionais da Fox Sports; e propriedades internacionais, incluindo a Star na Índia e a participação de 39% da Sky da Sky em toda a Europa.

Comcast procura controle do Hulu

A venda também incluiria a participação de 30% da Fox no Hulu, o popular serviço online de streaming de vídeo. A Comcast já detém 30 por cento do Hulu, portanto, um acordo com a Fox daria ao maior provedor de cabo da nação controle majoritário sobre o provedor de vídeo online.

A Comcast disse que sua oferta pela Fox “seria pelo menos tão favorável aos acionistas da Fox quanto a oferta da Disney”.

“Embora nenhuma decisão final tenha sido tomada, neste momento, o trabalho para financiar a oferta em dinheiro e fazer com que os principais registros regulatórios estejam bem avançados”, disse a Comcast.

Separadamente, a Comcast está tentando comprar a Sky, a empresa britânica de TV paga.Depois de uma revisão inicial, um funcionário do governo britânico disse que é improvável que o governo desafie uma fusão da Comcast / Sky.

Nos EUA, um acordo com a Comcast / Fox enfrentará o Departamento de Justiça, que está tentando impedir a compra da Time Warner Inc. pela AT & T. Um juiz deve decidir sobre a fusão entre a AT & T e a Time Warner até 12 de junho. Espera-se que o resultado desse teste seja realizado antes de prosseguir com uma oferta pelos ativos da Fox.

“A Comcast fez o anúncio na quarta-feira sobre seus preparativos porque seus executivos estavam preocupados que a Fox ea Disney pudessem apressar o voto dos acionistas antes da decisão do acordo com a AT & T / Time Warner, segundo pessoas próximas à Comcast”, informou o Wall Street Journal. .

A Comcast já possui a NBCUniversal graças a uma aquisição de 2011; foi a compra da NBC que deu à Comcast sua participação minoritária no Hulu. Reguladores dos EUA impuseram condições de fusão que impedem a Comcast de exercer controle operacional sobre o Hulu, mas essas condições expirarão em 1º de setembro deste ano.