Tecnologia como motor de escala: o que multifranqueados dos EUA estão fazendo agora
Insights direto da Multi Unit Franchising Conference, em Las Vegas
Bom dia!
Na Multi Unit Franchising Conference, em Las Vegas, três multifranqueados revelaram como estão usando tecnologia — de apps personalizados a inteligência artificial — para aumentar lucratividade, melhorar a experiência do cliente e garantir crescimento sustentável.
Vem ler!
— PARA GESTÃO
Tecnologia como motor de escala: o que multifranqueados dos EUA estão fazendo agora
Você investiria em uma tecnologia que reduz seus custos, melhora a experiência do cliente e ainda prepara sua operação para crescer de forma mais sustentável? Para os multifranqueados americanos que participaram da Multi-Unit Franchising Conference, em Las Vegas, em março, a resposta é um sonoro “sim”.
O painel Thriving Through Innovation mostrou que, no universo das franquias multiunidade, inovação tecnológica não é luxo, nem moda — é estratégia de sobrevivência e escala.
Por que investir em tecnologia?
Segundo os painelistas — que representam redes como Camp Bow Wow, Little Caesars, Jersey Mike’s Subs e Anytime Fitness —, os motivos principais para investir em inovação são três:
Aumentar lucratividade, otimizando tempo e reduzindo custos operacionais
Melhorar a experiência do cliente, tornando-a mais fluida, conveniente e personalizada
Sustentar o crescimento, antecipando tendências e se diferenciando da concorrência
E, diferentemente do que muitos acreditam, não se trata de apostar em “tecnologias do futuro”, mas sim em soluções concretas, testadas e com ROI (retorno sobre investimento) comprovado, que já estão em uso nas operações americanas.
Casos práticos de inovação tecnológica
>> Camp Bow Wow (cuidados e hospedagem para cães)
O multifranqueado Jason Dalton destacou a importância de manter uma conexão emocional constante com o cliente — que, nesse caso, é tanto o tutor quanto o pet. As soluções adotadas incluem:
• Webcams em tempo real, gerando transparência e confiança
• Portal do cliente para reservas e comunicação direta
• Plataforma de marketing personalizada (Marq), adaptável à realidade local de cada unidade
• E, no futuro próximo, IA para monitorar o comportamento dos cães, prevenindo situações de risco
>> Little Caesars e Jersey Mike’s Subs
O multifranqueado Michael Khalil mostrou como a tecnologia pode revolucionar a operação e o atendimento, com:
• Pizza Portal, sistema de retirada automatizada que elimina filas e reduz atrito
• Aplicativos que combinam conveniência com estratégia de upsell e marketing digital
• Parcerias com plataformas como Uber Eats e DoorDash para entregas mais eficientes
• Uso crescente de IA para segmentar ofertas e otimizar o marketing
>> Anytime Fitness
A multifranqueada Jordan Reyes trouxe uma abordagem centrada na personalização em escala, com ferramentas como:
• Smart Engagement, CRM com IA que aciona a equipe no momento certo para reduzir cancelamentos
• Dashboard de coaching, conectando treinadores a centenas de membros com plano de treino individualizado
• Digital Access Pass, que permite a entrada nas unidades via aplicativo, eliminando necessidade de chaves físicas e melhorando comodidade
• E um ecossistema de gestão completo com Woven (operação interna) e BirdEye (reputação online)
Como eles escolhem o que implementar?
Todos os painelistas reforçaram a importância de começar pequeno, medir o impacto e escalar só o que funciona. Isso inclui:
Avaliação rigorosa de ROI (retorno sobre investimento)
Testes em unidades-piloto
Formação de “campeões internos” — pessoas-chave que lideram a adoção e garantem que a tecnologia seja realmente usada
E, claro, sempre mantendo um plano de contingência: de backup para manter sistemas básicos operacionais até operação 100% mobile, as redes têm alternativas prontas para continuar mesmo diante de falhas tecnológicas.
Depois de uma imersão em Las Vegas, nossa equipe está de volta ao Brasil e irá compartilhar todo o conhecimento adquirido na última semana com franqueados brasileiros por meio de uma série de eventos exclusivos e gratuitos, dentro da missão da CommUnit de ajudar o franqueado brasileiro a melhorar sua performance em 20%.
O Pós Multi-Unit Franchising Conference 2025 acontecerá em quatro cidades:
São Paulo – 24/04
Belo Horizonte – 29/04
Salvador – 06/05
As inscrições gratuitas podem ser feitas até dois dias antes de cada evento ou até que as vagas sejam preenchidas. Vem com a gente!
Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!
Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe.
Edições novas chegam todas as segundas-feiras bem cedinho. Você não pode começar a semana sem ler.
Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia: