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16 de setembro de 2024

13 dicas (de especialistas) para sua franquia performar melhor

Descubra práticas que podem fazer a diferença no seu negócio!

Bom dia!

O sucesso de uma franquia vai além de seguir o modelo da marca; ele exige habilidades comportamentais, visão estratégica e gestão eficiente. Especialistas do setor compartilham 13 hábitos essenciais que os franqueados devem adotar para maximizar o potencial de suas unidades, desde a proximidade com o franqueador até o desenvolvimento contínuo de competências. Quer descobrir quais práticas podem fazer a diferença no seu negócio?

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— PARA EXPANDIR

13 dicas (de especialistas) para sua franquia performar melhor

(Clark Tibbs / Unsplash)
O que é uma franquia de sucesso, afinal?

Fazer um negócio de franquia atingir seu potencial máximo exige muito trabalho duro, e algumas competências essenciais. É verdade que um bom franqueador pode e deve ajudar seus franqueados a evitar muitos dos erros que novos negócios independentes cometem. De diretrizes de marca estabelecidas a iniciativas de marketing em larga escala, a operação de franquia pode ser facilitada pelo expertise da franqueadora. Mas isso não elimina o trabalho diário do franqueado, o conhecimento de áreas específicas que ele precisa ter e algumas habilidades comportamentais.

A CommUnit conversou com especialistas no setor de franquias e, abaixo, listamos 13 aspectos essenciais para o sucesso de uma unidade franqueada.

Antes de abrir uma nova unidade

1. Escolher um negócio/segmento com o qual o franqueado tenha alguma afinidade ou interesse. Ao optar por um setor que desperte sua curiosidade ou paixão, o franqueado tende a se envolver mais profundamente nas operações do negócio, o que se reflete, de forma geral, em uma gestão mais dedicada e atenta aos detalhes. Além disso, essa afinidade facilita a compreensão do mercado, dos produtos e do público-alvo, criando uma conexão mais genuína com os clientes. Com uma motivação natural, o processo de empreender acaba ficando mais fácil. Caso seu desejo seja expandir, seguir no mesmo segmento de atuação, isso faz toda a diferença para atingir resultados ainda mais relevantes

2. É essencial escolher bem a franqueadora e estar próximo dela. Isso significa pesquisar sobre a marca em sites, com outros franqueados e ex-franqueados, analisar a postura da equipe comercial e outras pessoas com quem se tem contato, recomenda a advogada Renata Pin. Em caso de expansão dentro da mesma marca, fique atento às oportunidade de negócio, repasse e novos mercado e pontos.

3. Seriedade da franqueadora. Um dos documentos do negócio de franquia, a COF (Circular de Oferta de Franquia), já dá sinais da idoneidade da franqueadora. Ela está completa? As informações estão claras? “Franqueadoras que não têm o que esconder em geral têm documentos igualmente transparentes”, afirma Renata.

Operando as sua(s) unidade(s) 

4. Seja próximo do franqueador e da equipe da franqueadora. Além de criar um ambiente positivo, essa estratégia pode ajudar você a ser um dos primeiros a ter acesso a oportunidades de repasse, de novos produtos, de ambientes de teste e oportunidades gerais com a marca. O caminho para resolução de problemas também fica facilitado com essa proximidade, diz Denis Santini, CEO da CommUnit.

5. Comportamento empreendedor do franqueado. É muito importante que o franqueado busque desenvolver o comportamento empreendedor, o protagonismo, o senso de dono, que busque conhecer as boas práticas transferidas pela franqueadora e as diretrizes culturais da empresa, sem perder o foco no desenvolvimento de suas próprias competências comportamentais, diz Adir Ribeiro, CEO & fundador da Praxis Business. A recomendação do consultor é que o franqueado aprenda a desenvolver um olhar que o oriente para resultados comerciais, e que, muito importante, abrace a ideia de que um bom negócio não se desenvolve sozinho. Há uma série de comportamentos, atitudes e uma gama de habilidades que o franqueado deve identificar e experimentar para que seu negócio se desenvolva. Pessoas empreendedoras estão sempre buscando oportunidades, procurando expandir seus negócios. Empreendedores bem-sucedidos têm iniciativa, são realizadores, disciplinados, fazem o que tem de ser feito, agem como responsáveis pelo sucesso do seu próprio negócio, com a garra e a determinação! E quem faz parte do sistema de franquias certamente sabe que nesse modelo de negócio cada parte tem seu papel Franqueadoras e franqueados têm suas responsabilidades para que o negócio como um todo tenha sucesso.

6. Conheça (muito bem) sua região e as características do bairro (se for loja de rua) e do shopping (se for dentro de um centro comercial). Esse conhecimento pode e deve ser transformado em relacionamento com seus vizinhos e, principalmente, com a área de marketing do shopping onde você está presente. Santini recomenda estar próximo das ações criadas pelo shopping, propor ações de parcerias, participar do app do shopping center, de eventos da região. “Crie, participe, se envolva com seu entorno”, diz.

7. Equipe motivada. “Cada vez mais fica claro para mim que a qualidade do seu time, da sua equipe de loja, faz muita diferença no resultado, no relacionamento com o cliente”, diz Santini. A capacitação da equipe é uma obrigação do franqueado, mas conseguir manter a chama do time acesa, esse é o diferencial, comenta Santini. Para isso, ele diz ser importante ter definido um propósito claro, plano de carreira, desafios para o colaborador crescer profissionalmente, proximidade… “São gatilhos que podem manter essa chama acesa.”

8. Aprendizagem contínua (lifelong learning). O franqueado precisa buscar ativamente desenvolver habilidades gerenciais, aprender sobre gestão, finanças, vendas, e compreender que estes conhecimentos não se esgotam, diz Adir Ribeiro. “Logo, deve buscar estar continuamente se atualizando, porque na dinâmica dos negócios as coisas mudam, e é fundamental revisar crenças e conceitos, aprender a aprender, a desaprender e a reaprender continuamente”, afirma o consultor.

9. Crescimento, pensar grande. Franqueados de alta performance sempre estão em busca de crescimento, seja em cada operação, abrindo mais unidades, ampliando espaços… “Eles estão sempre provocando esse desenvolvimento e nunca, jamais, se acomodam com o status quo”, observa Santini. “Eles buscam se aprimorar com foco e crescimento!”

10. Siga o modelo! Já que você escolheu essa marca para franquear, o segredo é confiar na sua escolha e confiar no processo, diz Renata Pin. O que isso significa? Seguir o que a franqueadora determina. “Participação ativa e sugestões de melhoria são bem-vindas, mas quem sabe fazer é a franqueadora. Apenas siga o modelo!

11. Gestão de negócios. Empreender exige coragem, dedicação, curiosidade, criatividade, visão estratégica, visão sistêmica, habilidades técnicas também. Nesse contexto, Adir Ribeiro reforça a importância de entender sobre a dinâmica do negócio e de buscar desenvolver competências relacionadas às vendas, gestão comercial e atendimento ao cliente. Aprender a controlar despesas, a analisar os principais indicadores e parâmetros contábeis também é um grande facilitador do crescimento sustentável de um negócio. O franqueado deve saber controlar custos e saber investir estrategicamente, utilizando-se de uma boa gestão do fluxo de caixa e da análise da DRE (demonstração dos resultados do exercício), por exemplo, para minimizar riscos, tomar decisões realistas, criar um fundo de reserva para lidar melhor com imprevistos…

12. Olho no compliance. Como advogada, Renata Pin comenta que não pode deixar de citar a importância de o franqueado manter a sua própria empresa organizada do ponto de vista jurídico, o que significa formalizar as parcerias e contratações com documentos corretos e fiscalizar o cumprimento desses acordos.

13. Resiliência. O franqueado de sucesso deve desenvolver “soft skills”, diz Adir Ribeiro, como, por exemplo, resiliência e adaptabilidade, visto que, diante do contexto de imprevistos e mudanças que afetam os negócios, saber aprender com os desafios e obstáculos, adaptando-se aos novos cenários com criatividade, buscando soluções criativas para novos problemas, pode não só facilitar a transposição dos desafios, como também promover capacidade de gerir mudanças significativas no negócio.

Hábitos para você adotar:

  • Mantenha-se próximo do franqueador: Cultivar uma relação próxima com o franqueador e sua equipe facilita a resolução de problemas, o acesso a novas oportunidades e contribui para o sucesso da franquia.
  • Invista na aprendizagem contínua: Busque sempre atualizar suas habilidades gerenciais, de vendas e finanças. Aprender, desaprender e reaprender são fundamentais para acompanhar a dinâmica do mercado.
  • Motive e capacite sua equipe: Uma equipe engajada faz toda a diferença no atendimento e nos resultados. Defina propósitos claros, ofereça planos de carreira e mantenha o time motivado.
  • Seja resiliente e adaptável: Desenvolva habilidades emocionais, como resiliência, para enfrentar desafios com criatividade e adaptar-se rapidamente às mudanças no mercado.

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Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

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