Voltar

12 de agosto de 2024

3 habilidades que todo gestor de franquias deve ter. Conheça!

Saiba identificar essas competências nos gestores das suas unidades e como ajudá-los a desenvolvê-las para potencializar os resultados da sua franquia! 🚀

Bom dia!

Na gestão de operações multiunidades ou multifranqueadas, a atuação dos gerentes de cada franquia é essencial para garantir o sucesso financeiro e operacional do negócio. Eles precisam dominar três habilidades fundamentais: operações, gestão financeira e liderança inspiradora. Neste texto, você descobrirá como avaliar e desenvolver essas competências nos seus gerentes, garantindo que eles alcancem todo o seu potencial e levem suas unidades ao sucesso.

Vem ler 🚀

— PARA EXPANDIR

3 habilidades que todo gestor de franquias
deve ter

(RF._.studio / Pexels)
Se você gerencia uma única unidade de franquia, é provável que seja o responsável direto por ela. No entanto, à medida que se expande para mais operações (multifranqueado), é preciso, em muitos casos, contratar gerentes / líderes, para cada um dos pontos-de-venda, e delegar a gestão dessas unidades a eles.

Essa função de gestão da unidade é crucial. O desempenho desse profissional impacta diretamente a lucratividade e o sucesso financeiro da franquia.

Por isso, a posição de gerente / líder de unidade é vital em uma organização de multifranquias. Mas você sabe como desenvolver o potencial máximo desses líderes? A American Franchise Academy listou três habilidades que todo gestor de franquia precisa dominar. São elas:

  1. Domínio das operações: Conhecer profundamente os processos da marca, garantir a execução dos padrões, resolver problemas e manter a qualidade são fundamentais para replicar o sucesso da franquia. É isso o que garante a consistência na qualidade e no serviço, o que é essencial para a satisfação do cliente e a fidelidade à marca.
  2. Gestão empresarial: Compreender finanças, tomar decisões baseadas em dados, gerenciar orçamentos e controlar custos são competências que mantêm a saúde financeira da unidade. Quando dominam essa competência, ​​esses líderes podem criar e gerenciar orçamentos, prever vendas e planejar o crescimento futuro. Eles entendem como controlar as despesas da unidade e como identificar pontos de redução de custos sem comprometer a qualidade do serviço. Além disso, têm o hábito de revisar regularmente os relatórios financeiros.
  3. Liderança inspiradora: Gerenciar e motivar a equipe, resolver conflitos e desenvolver talentos são pontos-chave para criar um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. Líderes com essa habilidade sabem como incentivar os membros da equipe a atingir o seu melhor, dominam a arte de resolver conflitos entre os colaboradores, distribuem tarefas e identificam os potenciais, ou seja, aqueles com capacidade de crescer com o treinamento adequado.

Agora, com essas três habilidades em mente, analise os seus atuais gerentes de unidade. O quão bons eles são em cada uma delas? 

Se ao fazer esse exercício você perceber oportunidades de desenvolver alguma delas ou até mais de uma nesses profissionais, a dica é investir tempo e esforço para dar a esses gerentes o que eles precisam para que possam administrar com sucesso a sua franquia.

Afinal, essas três habilidades podem ser desenvolvidas! E ter gerentes com essas competências pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua franquia.

Hábitos para você adotar:

  • Analise se os seus gestores de franquias têm essas três habilidades: domínio da operação; capacidade de gestão empresarial; liderança inspiradora.
  • Ofereça treinamento contínuo para garantir que os gestores das unidades dominem os padrões operacionais da franquia e mantenham a qualidade do serviço prestado.
  • Sempre que possível, insira seus líderes nas atividades e encontros das franqueadoras para que eles se sintam parte de todo o sistema.
  • Ensine seus gerentes a controlar custos, planejar orçamentos e usar dados financeiros para tomar decisões que aumentem a lucratividade.
  • Invista no desenvolvimento de habilidades de liderança, ajudando seus gerentes a inspirar e motivar as equipes para alcançar metas coletivas.

Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!

Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe.

Edições novas chegam todas as segundas-feiras bem cedinho. Você não pode começar a semana sem ler.

Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia:

❤️ Siga CommUnit no Instagram

💼 Siga nossas atualizações no LinkedIn

📱 Inscreva-se no nosso WhatsApp

 

Boa semana! 🚀

Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

Compartilhe

    Radar Franquias

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do universo de franqueados e multifranqueados.




    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossas Políticas de Privacidade.