Voltar

04 de novembro de 2024

Multifranqueados: por que cresce esse perfil no setor de franchising?

Entenda os principais pontos de reflexão para quem vem conquistando novas operações de franquia.

Bom dia!

A presença de multifranqueados no franchising brasileiro está em plena expansão. Em 2024, multifranqueados já atuam em 87% das redes e representam mais de 21% dos franqueados do setor. Esses empreendedores trazem benefícios tanto para a rede — acelerando a expansão e reduzindo custos de treinamento — quanto para si mesmos, ao escalarem operações de forma mais eficiente. Nesta edição, exploramos o perfil dos multifranqueados e discutimos pontos essenciais para quem busca crescer no franchising, como a escolha entre marcas únicas ou múltiplas, formas de financiamento, estrutura de backoffice e a complexidade da relação com o franqueador.

Vem ler! 🚀

— PARA EXPANDIR

Multifranqueados: por que cresce esse perfil no setor de franchising?

Foto de The Jopwell Collection na Unsplash
Os multifranqueados estão ganhando cada vez mais espaço no setor do franchising no Brasil. Algumas pesquisas, como as realizadas pela ABF e a CommUnit, comprovam esta afirmação e mostram o seguinte:

  • Em 2022, os multifranqueados estavam presentes em 83% das redes; este ano eles estão em 87% delas;
  • A ABF estima que existam cerca de 2.828 redes com multifranqueados, sendo 1.725 delas com multifranqueados multimarcas e 1.103, com multifranqueados monomarca;
  • 95% das redes permitem multifranqueados;
  • A participação média de multifranqueados nas redes de franquias subiu de 19,5% (2022) para 21,6% (2024);

Fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos, um mercado bastante maduro quando o assunto é franquias, os multifranqueados já são empreendedores muito valorizados pelas redes – algo que vem acontecendo cada vez mais no Brasil também.

Afinal, o multifranqueado traz uma série de benefícios para as franqueadoras com as quais ele tem negócios.

“De forma geral, ter multifranqueados na rede acelera o processo de expansão, pois são parceiros já com conhecimento e experiência naquele negócio. Além disso, o processo de treinamento, assessoramento e acompanhamento por parte da franqueadora também acaba sendo facilitado. Mas é necessário, do lado da franqueadora, se preparar para apoiar esse franqueado na jornada de crescimento empresarial”, diz Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Já para o franqueado…

“Cada vez mais se torna vantajoso também para o franqueado crescer como multifranqueado (seja monomarca, de uma mesma rede, ou multimarca, de redes diferentes). O ganho de escala, a curva de aprendizado reduzida, a otimização de estoque, equipe e estrutura trazem uma redução do risco para o franqueado, e uma capacidade maior de crescimento com prazos reduzidos”, afirma Denis Santini, CEO da CommUnit.

Para entender melhor os multifranqueados brasileiros, a CommUnit lançou uma pesquisa anual direcionada justamente a esse perfil diferenciado dentro do setor de franquias. O questionário da segunda edição, aliás, está aberto e convidamos você, multifranqueado, a responder as perguntas.

Na primeira edição da Pesquisa Nacional Perfil do Franqueado & Multifranqueado, em 2023, descobrimos que:

  • 26% dos entrevistados são multifranqueados monomarca, ou seja, possuem mais de uma unidade, todas da mesma marca;
  • 20% dos entrevistados são multifranqueados multimarca, ou seja, possuem mais de uma unidade, de diferentes marcas;
  • Para 51%, o fato de já ter todo o negócio estruturado é a principal razão para escolher o setor de franquias;
  • Para 48%, já gostar ou confiar na marca foi uma das razões para investir;
  • 69% operam lojas de rua;
  • 31% trabalham mais de 56 horas semanais (8 ou mais horas por dia);
  • 17% trabalham entre 28 e 42 horas semanais (entre 4 e 6 horas por dia em média);
  • 31% tiram de duas ou três semanas de férias ao todo no ano;
  • 27% tiram um mês de férias por ano, dividido ao longo do ano;

Entender o perfil dos multifranqueados é fundamental para o avanço do setor, e o que percebemos hoje é que o segmento está mais preparado para trabalhar com esse perfil de empreendedor.

“Ao longo dos anos, vimos surgir no país multifranqueados que criaram grandes grupos para administrar dezenas de operações de franquias de uma ou mais marcas, o que demonstra também a confiança destes investidores nesse modelo de negócios e a busca por diversificação de investimentos”, diz Cristy Martins, diretora de franqueados da ABF e multifranqueada.

A tendência, na visão da CommUnit e da ABF, é que a indústria do franchising no Brasil tenha cada vez mais multifranqueados.

“Nos Estados Unidos, berço e referência do franchising mundial, franqueados de alta performance são cobiçados pelo mercado, seja por fundos de private equity, seja por franqueadores ávidos para impulsionar seus negócios. Muitas vezes, essas operações somadas têm faturamento superior ao de muitas franqueadoras”, comenta Santini, que leva anualmente para os EUA um grupo de multifranqueados brasileiros para conhecer as melhores práticas do setor (clique aqui e veja como participar do evento de 2025).

Aqui no Brasil não só aumenta a quantidade de multifranqueados mas também o tamanho das organizações desses empreendedores. O levantamento da ABF apurou que triplicou a fatia de multifranqueados que administram mais de 5 marcas, passando de 1% (2022) para 3% (2024).

Temas para sua reflexão
  • Monomarca x multimarca: Você já tem claro como quer crescer como multifranqueado? Se com uma só marca ou com diferentes bandeiras, em um só segmento ou com áreas complementares?
  • Capital próprio x investimento externo: Os prós e contras de como financiar a expansão estão mapeados?
  • Estrutura de backoffice: Quando ela se torna necessária e por onde começar?
  • Gestão de pessoas: Como é recrutar, treinar e gerir colaboradores que atuam em diferentes operações e para diferentes marcas?
  • Relacionamento com o franqueador: Com o aumento de unidades, a relação entre franqueado e franqueador ganha novas camadas de complexidade. Demandas por suporte diferenciado e a negociação de condições comerciais exclusivas, como taxas de royalties ou de publicidade, podem ser mais intensas para multifranqueados.

Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!

Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe.

Edições novas chegam todas as segundas-feiras bem cedinho. Você não pode começar a semana sem ler.

Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia:

❤️ Siga CommUnit no Instagram

💼 Siga nossas atualizações no LinkedIn

📱 Inscreva-se no nosso WhatsApp

🇺🇸 Venha conhecer de perto, em Las Vegas, os maiores franqueados do mundo na Multi-Unit Franchising Conference 2025. Clique aqui e saiba mais

 

Boa semana! 🚀

Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

Compartilhe

    Radar Franquias

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do universo de franqueados e multifranqueados.




    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossas Políticas de Privacidade.