Voltar

10 de novembro de 2023

Sextou para as Vendas – Black Friday esta logo ali

A Black Friday 2023 está logo ali, no dia 29 de novembro, e franqueados e equipe de operação precisam estar prontos para conquistar o coração dos clientes. Se você já traçou a estratégia para a data ou se ainda não deu a atenção que deveria , este e-mail vai te ajudar. Confira dicas, insights e informações para você colocar em prática e arrasar nas vendas! 💥 Além disso, nesta edição você também fica por dentro de algumas das principais tendências do franchising e de inspirações para melhorar a sua performance! Boa leitura!

— PARA VENDER

Sextou com vendas!

(Fotos de CardMapr.nl na Unsplash e Artem Beliaikin/Unsplash)
 

A Black Friday 2023 está quase aí! Marcada este ano para o dia 24 de novembro, ela gera a expectativa de superar os R$ 6,1 bilhões de faturamento atingidos no ano passado.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da MField, com mais de 2.300 participantes, revelou um aumento de 32,2% no número de pessoas que planejam aproveitar as ofertas este ano 📈.

  • 56,7% pretende fazer compras online
  • 18,6% vão para lojas físicas e online
  • 3,9% optam apenas pelas físicas

Já outro levantamento feito pelo Google mostra que 6 em cada 10 brasileiros já têm certeza de que farão compras na Black Friday, outro aumento em relação ao ano anterior. Deu para entender o que a gente quer dizer quando fala em expectativa alta?

Vender para quem?

Mas não adianta só contar com a empolgação do público. É necessário entender o perfil de quem compra nessa época.

Ana Fritoli, especialista em varejo do Google, compartilha: “Nossas pesquisas mostram que os consumidores planejam comprar em média seis categorias nesta Black Friday, com destaque para moda, beleza, eletrodomésticos e celulares, com intenções de compra ainda maiores do que em 2022.”

O Google, sempre curioso, fez um estudo e encontrou quatro perfis de compradores para a Black Friday 2023. Conhecer cada um deles pode fazer toda a diferença na hora de criar suas estratégias:

👤 Os entusiastas: aqueles que não perdem uma oportunidade.

👤 Os preparados: já planejaram tudo, desde os produtos até o local de compra.

👤 Os criteriosos: não compram por comprar, mas estão prontos para agarrar uma oferta incrível.

👤 Os cautelosos: são menos entusiasmados com a data, preferindo lojas físicas quando decidem comprar.

O mais importante? Divulgue! 

Já deu pra entender que a Black Friday é uma data cheia de expectativas, certo? Então o primeiro passo para se sair bem em meio a tantas campanhas é divulgar muito bem.

  • As redes sociais são grandes aliadas nessas horas. Se a sua rede permitir que você use localmente, antecipe-se e poste sobre os produtos e serviços em oferta, criando expectativa. Além disso, as redes sociais podem ajudar a conquistar novos clientes, ampliando sua base.

Que tal investir em posts patrocinados para conquistar aquele público que ainda não segue a sua loja? Ao ver uma oferta irresistível passando pelo feed, eles vão querer saber mais e garantir a compra. É aí que você aproveita! 💲

Se a sua rede é mais restrita sobre o uso de social media local, você pode colocar o WhatsApp na sua estratégia com o mesmo efeito. É aqui que sua equipe de vendas pode fazer ouro, já que têm os clientes literalmente na palma da mão.

Dicas de ouro

Algumas estratégias são fundamentais para fazer a Black Friday render. E elas não dependem apenas das campanhas da franqueadora, não. É fundamental sua loja estar investida na data, seus vendedores terem o discurso alinhadíssimo e o atendimento não deixar dúvidas 🗣️.

  • Durante a Black Friday, as dúvidas dos clientes podem surgir a todo momento. Esteja preparado para responder rapidamente, com um sorriso no rosto (mesmo que do outro lado da tela). Mostre gratidão e surpreenda com mensagens personalizadas e mimos especiais.

E não vá falhar bem na hora de fechar o negócio, não é mesmo? Para garantir o sucesso, é crucial oferecer várias formas de pagamento. Além do cartão de crédito, inclua opções como Pix, boleto bancário, cartão de débito e carteira virtual. Isso facilita as compras para todos os consumidores, aumentando as chances de fidelização.

Hábitos para você adotar para a Black Friday:

Conheça seus clientes 🔎

  • Você pergunta para seus clientes sobre a expectativa deles para a Black Friday?
  • Você fez um levantamento dos produtos mais vendidos no último ano?

Divulgue suas ofertas 🗯️

  • Você tem uma estratégia de divulgação de “contagem regressiva”?
  • Que tal criar um grupo ou canal para que os interessados se cadastrem para receber as ofertas?

Prepare o atendimento 🙋

  • Você está treinando seu time para tirar todas as dúvidas das ofertas?
  • Suas maquininhas estão atualizadas e preparadas para receber diversas formas de pagamento?

    Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!

    Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe.

    Edições novas chegam todas as segundas-feiras bem cedinho. Você não pode começar a semana sem ler.

    Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia:

    ❤️ Siga CommUnit no Instagram

    💼 Siga nossas atualizações no LinkedIn

    📱 Inscreva-se no nosso WhatsApp

     

    Boa semana! 🚀

Compartilhe

    Radar Franquias

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do universo de franqueados e multifranqueados.




    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossas Políticas de Privacidade.