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01 de julho de 2024

5 tendências do mercado de Food Service para ficar de olho

Só em 2023, o Food Service representou 29% dos gastos da população brasileira, segundo o webinar “Mercado e Canais de Food Service”. “Nos Estados Unidos, o faturamento do setor chega a US$ 1.1 trilhão, que é onze vezes maior do que o que acontece aqui”, diz Simone Galante, CEO e Fundadora da GALUNION, consultoria especializada em alimentação. Ela liderou a expedição brasileira para a NRA Show, maior feira do segmento, que aconteceu em Chicago (EUA). A seguir, confira os principais insights da edição. Vem com a gente! 

(Jade Wulfraat/Unsplash)
— PARA INOVAR

5 tendências do mercado de Food Service para ficar de olho

O setor de Food Service, que engloba todos os serviços de alimentação fora de casa, segue evoluindo globalmente, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças no comportamento do consumidor. A NRA Show 2024, realizada em Chicago, mostrou várias tendências emergentes que vão moldar o segmento nos próximos anos.

Entre os destaques, atendimento e digitalização foram temas centrais. A integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e automação, está transformando a maneira como os serviços de alimentação operam, proporcionando eficiência e melhorando a experiência do cliente, que vem exigindo, cada vez mais, conveniência e velocidade.

Veja os insights que Simone Galante, CEO e Fundadora da GALUNION, destacou.

Facilidade para ser conveniente

“Não é apenas sobre velocidade, mas sobre estar onde o consumidor precisa e servi-lo de acordo com a sua vontade”, diz Simone. A otimização dos processos é essencial para facilitar o fluxo de atendimento, minimizando erros, tanto na hora do pedido, como na da entrega. “Metade das operações declarou que tem investido em tecnologia para alcançar mais produtividade.”

Alguns exemplos: a Small Cheval traz o seu sucinto cardápio na própria embalagem. “A cafeteria Blue Bottle Coffee segue o mesmo princípio: ofertas minimalistas para garantir uma operação extremamente simples e conveniente”, destaca Simone. Outra tendência são os restaurantes com lojas específicas para take away e delivery, como o Buffalo Wild Wings.

Nutrição para viver bem

O plant based foi uma das principais tendências em edições anteriores, porém, desta vez, os fornecedores preferiram realçar as propriedades dos seus produtos, abordando a funcionalidade e os benefícios deles. Mesmo assim, vale o destaque para a Konscious, que mostrou seu sushi com pescados de konjac em bandeja (traduzindo: são fibras de plant based com sabor de peixes!).

“Há muito tempo falamos da importância da alimentação para a longevidade”, diz Simone. “Agora, ela também é uma das protagonistas do ‘viver bem’. Isso abre espaço para os restaurantes criarem experiências especiais que trazem explosões de sabores e de emoções para os clientes.”

Inovação para manter a relevância

Os robôs têm assumido mais responsabilidades dentro das cozinhas e prometem chacoalhar o futuro do quick service e do fast food. “Tudo o que é movimento previsível ou repetitivo pode ser realizado por automação”, afirma Simone. Além de reduzir despesas, as máquinas também podem ocupar posições mais sensíveis, como a fritadeira e o carregamento de materiais.

Estar atento às possibilidades é fundamental para manter a relevância e a competitividade dentro de um setor tão concorrido como o de Food Service. “No ano passado, as novidades de IA e comando de voz ainda eram simples. Nesta edição, pudemos ver quiosques totalmente automatizados que utilizam voz com perfeição”, conta Simone.

Nos Estados Unidos, já há franqueadoras que cobram uma Tech Fee com o objetivo de garantir verba para investir em tecnologia para a rede. É isso mesmo: além dos royalties e do fundo de marketing, os franqueados pagam cerca de US$300 para que o negócio continue inovando e, consequentemente, não fique obsoleto.
 

Autenticidade para criar conexões

Transparência deve ser regra na comunicação de qualquer marca – tanto para clientes como para os colaboradores. “As novas gerações são mais exigentes em relação ao discurso das empresas”, diz Simone.

Especialistas do setor enfatizaram que os jovens valorizam honestidade nas interações e que, por serem extremamente digitais, estão acostumados a acessar informações rapidamente, o que os torna críticos e seletivos em relação às mensagens e ofertas.

Tecnologia para atender melhor

Quatro em cada dez operações disseram que investiram em soluções de tecnologia para a cozinha de seus restaurantes a fim de otimizar a produção. Com isso, sobra tempo e recurso para a equipe atender melhor os clientes. No balcão, os totens de autoatendimento já se tornaram uma prática padrão do setor.

“Nas minhas operações, os clientes passaram a comprar mais sobremesas e outros adicionais ao usar o equipamento”, conta Ricardo Cimino, multifranqueado de Cuor di Crema, Johnny Rockets, Açaí no Ponto e Gennaro Caffè, que também esteve em Chicago. “Não imaginava que isso fosse acontecer.” A digitalização não só otimiza processos, mas também atrai a Geração Z, que valoriza a conveniência e a inovação.

Hábitos para você adotar:

  • Participe de viagens e congressos do setor para se atualizar e fazer networking.
  • Adote soluções tecnológicas para melhorar a eficiência operacional e a experiência do cliente, como sistemas de automação para cozinha, aplicativos de pedidos e pagamento sem contato.
  • Implemente práticas ecológicas em seu negócio, como o uso de embalagens biodegradáveis, a redução do desperdício de alimentos e a aquisição de ingredientes locais e orgânicos.
  • Utilize dados e insights para oferecer experiências personalizadas aos clientes – eles vão se sentir valorizados e compreendidos.
  • Invista no treinamento contínuo de sua equipe para que ela esteja alinhada com as últimas tendências e tecnologias. Uma cultura de aprendizado constante mantém as pessoas motivadas e engajadas.

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