Bom dia!Nos últimos anos, o franchising brasileiro tem testemunhado uma transformação significativa: o crescimento dos multifranqueados multimarca e multiunidades (da mesma marca), mas o destaque aqui é para os multimarcas, um movimento que parece acompanhar uma tendência internacional. O Radar Franquias de hoje mostra como essa estratégia pode minimizar riscos, gerar economia de escala e atrair investidores. Descubra os desafios e as oportunidades desse modelo e como ele pode impactar o futuro do franchising brasileiro. Vem ler! |
|
— PARA EXPANDIR |
Crescimento dos multifranqueados multimarca no Brasil: oportunidades e desafios |
|
Freepik |
Nos últimos anos, o franchising brasileiro tem testemunhado uma transformação significativa: o crescimento dos multifranqueados multimarca.
Segundo dados da associação do setor, a ABF, a parcela de empreendedores que operam redes distintas aumentou de 52% para 61% entre 2022 e 2024. Hoje, estima-se que existam cerca de 2.828 redes com multifranqueados no país, sendo 1.725 delas com multifranqueados multimarcas e 1.103 com multifranqueados monomarcas. No Brasil percebe-se que o caminho mais comum é o franqueado adquirir, primeiro, mais operações da mesma rede para, depois, diversificar seu portfólio e se tornar um multifranqueado multimarca. Esse movimento acompanha uma tendência internacional e reflete uma estratégia cada vez mais adotada por empresários do setor. Mas o que torna o modelo multimarcas atrativo? Diversificação e redução de riscos Expandir a atuação para diferentes segmentos ajuda a reduzir riscos inerentes a um único setor. Se um setor específico enfrenta dificuldades – como alimentação, por exemplo -, o franqueado pode compensar perdas por meio de marcas de outros segmentos, como academias ou hotelaria. Esse modelo de diversificação se tornou um fator estratégico para mitigar riscos econômicos e garantir maior estabilidade no longo prazo. Nos Estados Unidos, essa estrutura tem atraído cada vez mais investidores institucionais, como fundos de private equity. De acordo com os especialistas da Multi-Unit Franchising Conference, evento que acontece anualmente em Las Vegas, investidores enxergam nos multifranqueados multimarca um modelo escalável, estável e eficiente em termos de capital. Um lembrete aqui: a CommUnit é a delegação oficial do Multi-Unit Franchising Conference, e pelo 7º. ano levará um grupo de brasileiros para acompanhar de perto essas tendências em março. Eficiência e economia de escala Outro fator que impulsiona o crescimento do modelo multimarcas é a economia de escala. Compartilhar infraestrutura de backoffice, equipe administrativa, marketing e fornecedores reduz custos e melhora a rentabilidade. Franqueados que operam marcas de diferentes segmentos podem centralizar funções operacionais, ganhando poder de negociação com fornecedores e franqueadores. Essa vantagem competitiva se traduz em margens mais saudáveis e maior capacidade de reinvestimento. Operadores maiores conseguem negociar melhores condições com fornecedores, além de aproveitar sinergias entre diferentes negócios. Os desafios da gestão multimarcas Apesar das vantagens, operar múltiplas marcas exige uma gestão mais sofisticada. Cada rede possui especificidades próprias, desde cadeia de suprimentos e estratégias de marketing até padrões operacionais e exigências contratuais. Para os franqueadores, a evolução do perfil dos franqueados também demanda novas abordagens. Não basta ter uma boa história de marca: é preciso mostrar como a rede se encaixa em um portfólio diversificado. Da mesma forma, fornecedores precisam oferecer soluções que atendam a modelos de negócios distintos dentro de um mesmo grupo de franqueados. Esse cenário pode redefinir o futuro do setor, criando uma diferença cada vez maior entre operadores menores e grandes grupos empresariais. E você, já pensou em expandir para novas marcas? |
|
Últimas vagas para o Multi-Unit Franchising Conference!
As vagas para a delegação da CommUnit são limitadas. O valor do pacote técnico é a partir de US$ 1.700,00* (2º lote – está acabando) e inclui: ingresso do Multi-Unit Franchising Conference, reuniões exclusivas, jantar de boas-vindas, encontro de networking, tradução simultânea e Pós-MUFC no Brasil. *Valor por pessoa. Consulte condições e outras opções de hospedagem. Não perca essa oportunidade de transformar o seu negócio! Para conferir a programação completa da delegação da CommUnit, clique aqui: https://communit.com.br/multiunit-las-vegas/ Para ver detalhes do evento e todos os painelistas, clique aqui: https://www.multiunitfranchisingconference.com/ Invista no seu futuro e prepare-se para levar o seu negócio a um novo patamar! |
|
|
|
Hábitos para adotar:
|
|
|
Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe. Edições novas chegam todas as segundas-feiras bem cedinho. Você não pode começar a semana sem ler. Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia:
Boa semana!
|