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07 de abril de 2025

Como escalar suas franquias com sustentabilidade: 9 pontos para analisar

O conteúdo de hoje foi extraído de insights que tivemos na Multi-Unit Franchising Conference 2025

Bom dia!

Quer expandir sua franquia de forma estruturada e sustentável? Na Multi-Unit Franchising Conference, em Las Vegas, especialistas compartilharam estratégias para escalar operações sem comprometer a qualidade e a segurança das operações. Desde a escolha das pessoas certas e a implementação do EOS (Entrepreneurial Operating System) até o uso de tecnologia e a importância da relação franqueado-franqueador, reunimos os principais insights para ajudar você a crescer com inteligência.

Vem ler! 🚀

— PARA GESTÃO

Como escalar suas franquias com sustentabilidade: 9 pontos para analisar

Freepik
Expandir um negócio de franquias exige estratégia, planejamento e, acima de tudo, sustentabilidade no crescimento. Durante a Multi-Unit Franchising Conference, realizada em março em Las Vegas, diversos especialistas compartilharam insights sobre como escalar operações de forma eficiente e estruturada. Confira os principais aprendizados!

1. Motivações e estratégias para crescimento

  • O crescimento sustentável está diretamente ligado à qualidade das pessoas envolvidas. Para o multifranqueado Zach McKinley, o sucesso vem de operadores altamente capacitados.
  • Já a multifranqueada Lauren Johnson destacou que investir em tecnologia e acreditar na marca são fatores essenciais para garantir um atendimento diferenciado e manter a fidelização de clientes.

2. Implementação do Entrepreneurial Operating System (EOS)

  • Inspirado no livro Traction, de Gino Wickman, o EOS ajuda a estruturar processos, definir uma visão clara e garantir que as pessoas certas estejam nos lugares certos.
  • As Level 10 Meetings, reuniões consistentes estruturadas e focadas em soluções, são fundamentais para manter o alinhamento e solucionar problemas rapidamente.

3. Gestão de pessoas e cultura

  • Contratar com base nos valores da empresa reduz problemas futuros e garante melhor alinhamento cultural.
  • Delegar e capacitar a equipe é essencial: um negócio dependente apenas do dono tem pouca chance de expandir de forma escalável.
  • Comunicação clara da visão e metas da empresa para garantir alinhamento da equipe e motivação.

4. Financiamento inteligente e capitalização

  • Avalie a reputação da franquia junto a bancos para facilitar o acesso a crédito. Algumas marcas são mais atrativas e facilitam o financiamento bancário tradicional.
  • Explore múltiplas fontes de financiamento, como empréstimos para pequenas empresas, private equity, financiamentos pela franqueadora ou empréstimos pessoais com amigos e familiares.
  • Mantenha um fluxo de caixa sólido para sustentar o crescimento.

5. Importância do controle financeiro

  • Monitorar constantemente o ponto de equilíbrio é essencial para garantir eficiência operacional.
  • Analisar mensalmente os benchmarks financeiros ajuda a identificar desvios e tomar ações rápidas.

6. Uso estratégico de tecnologia e processos

  • Invista em tecnologias que facilitem a operação. Exemplo? Ferramentas como quiosques de autoatendimento que melhoram a experiência do cliente e reduzem a carga operacional.
  • Sistemas de gestão financeira e controle de estoque próprios ou fornecidos pela franqueadora aumentam a previsibilidade e reduzem custos.

7. Desenvolvimento de liderança e cultura organizacional

  • Criar um banco de talentos interno fortalece a operação e evita gargalos no crescimento.
  • Programas de treinamento e coaching aceleram a formação de líderes.
  • A comunicação estratégica via plataformas como Slack melhora a transparência e agilidade na tomada de decisões.
  • Reuniões semanais entre o franqueado e os gerentes das operações reforçam direcionamento e conexão.

8. Estratégias para expansão e retenção de talentos

  • Modelos de negócio diversificados abrem novos caminhos de crescimento para os colaboradores.
  • Terceirizar áreas não essenciais permite que a equipe foque na qualidade operacional.
  • Programas de incentivos bem estruturados ajudam na retenção de talentos.
  • Relações humanas importam: vínculos fortes superam incentivos financeiros isolados.

9. Crescimento em tempos turbulentos

  • Rentabilidade é essencial: Evite marcas que não tenham um EBITDA consistente.
  • Expansão com clusters regionais: Franquias agrupadas em uma mesma área otimizam custos e reduzem riscos.
  • Relacionamento forte com o franqueador: Marcas sólidas oferecem suporte ativo em tempos de crise.

🚀 Quer aprofundar algum desses pontos? Participe do Pós Multi-Unit Franchising Conference!

Pós Multi-Unit Franchising Conference 2025:

Depois de uma imersão em Las Vegas, nossa equipe está de volta ao Brasil e irá compartilhar todo o conhecimento adquirido na última semana com franqueados brasileiros por meio de uma série de eventos exclusivos e gratuitos, dentro da missão da CommUnit de ajudar o franqueado brasileiro a melhorar sua performance em 20%.

Pós Multi-Unit Franchising Conference 2025 acontecerá em quatro cidades:

  • Rio de Janeiro – 15/04
  • São Paulo – 24/04
  • Belo Horizonte – 29/04
  • Salvador – 06/05

As inscrições gratuitas podem ser feitas até dois dias antes de cada evento ou até que as vagas sejam preenchidas. Vem com a gente!

Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!

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Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

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