Voltar

20 de janeiro de 2025

Como fazer ações comerciais e de marketing (além da franqueadora)

O Radar Franquias de hoje traz a experiência prática de uma multifranqueada do CNA Idiomas

Bom dia!

Empreendedores de alta performance sabem que o sucesso de uma operação de franquias inclui seguir as diretrizes da franqueadora. Sim! Mas vai além quando o assunto são estratégias comerciais e de marketing. Mas saber nem sempre é sinônimo de fazer. O Radar Franquias de hoje traz a experiência prática de Marcia Cozzolino, multifranqueada do CNA Idiomas. Ela investe em marketing local, eventos criativos e parcerias estratégicas para fortalecer sua marca e engajar a comunidade local!

Vem ler e inspire-se! 🚀

— PARA VENDAS

Como fazer ações comerciais e de marketing (além da franqueadora)

Reprodução DeVan
Uma estratégia eficaz de crescimento para qualquer franquia inclui seguir os processos e o calendário de marketing da franqueadora sim! Mas vai além disso.

Marcia Cozzolino, multifranqueada do CNA Idiomas, que participou do DeVan, o podcast da CommUnit apresentado por Denis Santini, traz exemplos de como iniciativas locais podem potencializar o sucesso de uma unidade.

Marcia iniciou sua jornada no CNA em 2004, trazendo consigo uma vasta experiência no setor educacional, desde 1982. Naquela época ela inaugurou o CNA Magé – Piabetá (RJ). Cerca de dez anos depois, expandiu seus negócios com a abertura de uma segunda unidade, o CNA Magé – Centro (RJ). Sua abordagem vai muito além de apenas seguir o calendário comercial e de marketing da franqueadora.

Investindo ativamente em iniciativas locais, Marcia estabelece parcerias estratégicas com escolas locais (para as quais apresenta um produto do CNA destinado a instituições de ensino), utiliza carros de som e outdoors para aumentar a visibilidade das suas operações. Ela também investe em tráfego pago em mídias sociais para gerar leads e ampliar o alcance de suas unidades.

Elaine Vidal, supervisora das operações do CNA Magé – Piabetá e do CNA Magé – Centro, destaca a importância das redes sociais: “A rede social é o nosso maior marketing.”

A edição de 2024 da pesquisa da CommUnit “Perfil do franqueado e multifranqueado” mostrou que 85% dos entrevistados investem em mídia digital, sendo que 51% investem acima de R$ 500.

Outra frente de investimento são os eventos. Um dos mais emblemáticos é o CNA Geek, criado pela franqueada e sua equipe, que atraiu 300 participantes em um único dia em 2024. Neste evento anual, os professores da escola criam dinâmicas em inglês, espanhol e, mais recentemente, oficinas de robótica (após a aquisição da Ctrl+Play pelo CNA). A iniciativa não só promove as línguas estrangeiras oferecidas pelo CNA, mas também reforça vínculos com a comunidade local.

Marcia não apenas investe financeiramente para atrair novos alunos, mas também dedica recursos significativos para a fidelização de quem já estuda no CNA. Com um calendário de eventos que inclui exposições dos trabalhos dos alunos ao final de cada ciclo de aprendizagem e atividades extras, como festas temáticas e eventos de engajamento com a comunidade, sua unidade se tornou um ponto de referência na região.

Diretor comercial do CNA, Eduardo Murin pontua que “alta performance tem correlação com a mentalidade do empreendedor, de se atualizar e se reinventar constantemente” – o que definitivamente esta multifranqueada faz. “Eu não perco nenhuma convenção, é o evento mais importante do CNA. É onde acontece tudo da marca, tem todas as novidades”, conta Marcia.

Quer assistir ou ouvir o podcast na íntegra? Clica aqui e acessa o nosso canal no YouTube. 

Investir em iniciativas locais e personalizadas pode não apenas diferenciar sua franquia no mercado, mas também fortalecer a conexão com a comunidade e impulsionar o crescimento sustentável. Que tal se inspirar nessas iniciativas e aplicar algumas ações locais na sua unidade?

HÁBITOS PARA ADOTAR:

  • Busque atualização constantemente: Participe de convenções, eventos da franqueadora e mantenha-se atualizado sobre as novidades do mercado e da rede.
  • Invista em marketing local: Amplie a visibilidade com ações como parcerias, redes sociais (inclusive tráfego pago), carros de som e outdoors.
  • Fortaleça vínculos com a comunidade: Organize eventos que engajem a população local, como oficinas, exposições e atividades temáticas.
  • Fidelize clientes com experiências únicas: Crie ações extras que encantem os clientes, como cronogramas de atividades, festas e interação com famílias.

Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!

Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe.

Edições novas chegam todas as segundas-feiras bem cedinho. Você não pode começar a semana sem ler.

Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia:

❤️ Siga CommUnit no Instagram

💼 Siga nossas atualizações no LinkedIn

📱 Inscreva-se no nosso WhatsApp

🇺🇸 Venha conhecer de perto, em Las Vegas, os maiores franqueados do mundo na Multi-Unit Franchising Conference 2025. Clique aqui e saiba mais

 

Boa semana! 🚀

Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

Compartilhe

    Radar Franquias

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do universo de franqueados e multifranqueados.




    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossas Políticas de Privacidade.