Voltar

29 de janeiro de 2024

Estratégias de retenção de clientes 🔄

Você tem uma boa estratégia para reter clientes? Com tantas opções de compras e um perfil cada vez mais informado de público, é fundamental que você tenha uma experiência pensada para não perder nenhum interessado e fazer a venda sem hesitação. Nosso conteúdo de hoje traz dicas práticas para você aplicar isso já. Bora? 🚀

— PARA VENDER

Estratégias de retenção de clientes

(Fotos: Foto de Leonardo Sanches na Unsplash e Sarah Pflug / Burst)

 

Você já sabe que manter um cliente fidelizado é garantia de sucesso a longo prazo, não é? Tem até um estudo da Harvard Business School que revelou que um aumento de 5% na retenção de clientes pode gerar uma alta de lucratividade de 25% a 95%!

Retenção é a capacidade de um negócio manter consumidores ativos e fiéis, mesmo diante de novas opções no mercado. Além disso, clientes leais também são peças-chave no marketing de indicação. Eles viram embaixadores de verdade!

Para criar uma experiência assim, você precisa:

  1. Entender a expectativa deles
  2. Superar a expectativa deles
🤝 Incentive um atendimento personalizado

Identifique o perfil do cliente e o que ele busca. Oriente seus vendedores a ter abordagens diferentes para cada tipo de necessidade. Pessoas com pouco tempo podem querer algo mais objetivo, enquanto as indecisas gostam de orientação. Saiba se adaptar.

📱 Comunicação muda o jogo

Tenha canais de comunicação direta com sua equipe e também da sua equipe com seus clientes, especialmente WhatsApp. Trabalhe com seu time para fazer comunicações periódicas sobre as novidades e ofertas. Pense em como criar mensagens que façam mais sentido para cada perfil de cliente (olha a personalização aí de novo!)

🎁 Recompense

Crie um programa de pontuações ou de níveis de compra e recompense os clientes que voltam com mais frequência. Pode ir desde um brinde, até um desconto ou produto grátis. Calcule o quanto a taxa de retorno é mais vantajosa do que o custo de adquirir um novo cliente e decida os prêmios com base nisso. Cashback está na moda e o cliente adora ter vantagens para voltar, pode apostar nas soluções dessa linha.

🔄 Retenção é rotina

Quer saber como estabelecer uma estratégia firme e duradoura de fidelização e retenção de clientes? Então siga alguns desses hábitos e práticas na rotina do seu negócio.

Hábitos para você adotar:

  • Esteja próximo do seu time, isso mostra interesse genuíno em ajudar a equipe a performar melhor.
  • Treine seus vendedores para sempre perguntarem e entenderem o que o cliente busca.
  • Tenha uma avaliação de experiência para seus clientes.
  • Não quis comprar? Seus vendedores precisam saber os principais motivos para o cliente desistir.
  • Tenha uma lista de argumentos para convencer o cliente, treine os vendedores nela.
  • Incentive seus clientes fiéis a deixarem avaliações positivas em sites e aplicativos.
  • Crie um programa de indicação que recompense os clientes fiéis.

Este foi o Radar Franquias!

Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe.

Edições novas chegam todas as segundas-feiras cedinho, e você não pode começar a semana sem ler.

Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia:

❤️ Siga CommUnit no Instagram

💼 Siga nossas atualizações no LinkedIn

📱 Inscreva-se no nosso WhatsApp

 

Boa semana! 🚀

Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

Compartilhe

    Radar Franquias

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do universo de franqueados e multifranqueados.




    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossas Políticas de Privacidade.