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26 de agosto de 2024

Live commerce: como usar para vender mais 🚀

7 passos para implementar essa ferramenta na sua franquia!

Bom dia!

O live commerce não é coisa só para influenciador digital. Na verdade, qualquer franqueado pode ser um influenciador da sua própria loja. Já pensou nisso? É uma ferramenta ao alcance de todos e que pode estreitar o relacionamento com o consumidor. Nesta edição do Radar Franquias exploramos como essa tendência pode impulsionar as vendas da sua franquia, desde a escolha da plataforma ideal até estratégias de engajamento em tempo real. Descubra dicas práticas e ações recomendadas para implementar o live commerce e maximizar os resultados.

Vem ler! 🚀

— PARA INOVAR
Live commerce: como usar para vender mais

(George Milton / Pexels)

Nos últimos anos, o live commerce tem ganhado destaque como uma estratégia poderosa de vendas e engajamento, proporcionado pelas transmissões ao vivo.

Essa tática, muito usada por influenciadoras digitais que são empreendedoras, como Bianca Andrade, da marca de maquiagens Boca Rosa, e Virginia Fonseca, da empresa de cosméticos WePink, não se restringe a esse perfil de dono de empresa. A estratégia também pode ser muito valiosa para empreendedores que não se consideram influenciadores, de todos os segmentos, inclusive donos de franquias.

Aliás, durante palestra no Somos Multi 2024 – 1º Congresso de Franqueados do Brasil, realizado pela CommUnit em maio, a empreendedora Mara Pusch, franqueada da Arezzo, comentou: “mesmo que você tenha 300 seguidores no Instagram, é um público relevante. Quando você consegue colocar 300 pessoas na sua loja ao mesmo tempo?”.

Como funciona o live commerce

A ideia é simples: durante uma transmissão ao vivo na rede social, o empreendedor apresenta produtos ou serviços enquanto interage com o público, promovendo um ambiente de compra mais dinâmico e envolvente.

Uma pesquisa recente da Opinion Box em parceria com a Octadesk revelou que 40% dos consumidores já compraram algo após assistir a uma live, sendo Instagram e YouTube as plataformas mais populares para essas compras. Isso indica um enorme potencial para que franquias possam explorar essa tendência e alavancar suas vendas.

7 passos para implementar o live commerce na sua franquia

1. Escolha a plataforma certa

Antes de começar, é essencial que o franqueado analise em qual plataforma sua franquia tem maior presença e engajamento. Como ressalta Edgard Neto, consultor do Sebrae-SP, em uma entrevista à Pequenas Empresas & Grandes Negócios, não é necessário ter milhões de seguidores, mas é importante que a empresa tenha um relacionamento forte com seu público naquela rede.

2. Selecione os produtos certos

A escolha dos produtos deve estar alinhada com os objetivos da franquia. Se o intuito for liquidar estoque, por exemplo, pode-se oferecer descontos agressivos durante a live. Já para lançamentos, a transmissão ao vivo pode servir como uma vitrine exclusiva para apresentar novidades.

3. Ofereça um diferencial

Para atrair mais público, é crucial oferecer algo exclusivo durante a live, como descontos ou promoções especiais. Isso não apenas cria um senso de urgência, mas também incentiva os consumidores a participarem ativamente da transmissão.

4. Prepare-se tecnologicamente

Certifique-se de que a transmissão tenha uma boa qualidade de imagem e som. Além disso, ter uma equipe preparada para auxiliar na parte técnica pode fazer toda a diferença, principalmente no monitoramento de perguntas e na gestão dos links de pagamento.

5. Interaja com a audiência

A interação em tempo real é um dos maiores atrativos do live commerce. Use esse momento para responder perguntas, realizar enquetes e até mesmo mostrar detalhes dos produtos que normalmente não seriam percebidos em uma loja online tradicional.

6. Conte histórias autênticas

A confiança é um fator decisivo para o sucesso das vendas. Como aponta a Forbes em uma reportagem sobre o tema, o storytelling, ou a arte de contar histórias, pode ser uma ferramenta poderosa para conectar emocionalmente o público com a marca. Compartilhar histórias reais da sua vida, suas motivações e desafios, pode tornar você e a sua loja mais próximas, acessíveis e confiáveis.

7. Acompanhe os resultados

Após a live, é fundamental analisar os resultados, como o número de visualizações e o volume de vendas. Mesmo que os primeiros resultados não sejam os esperados, é importante continuar investindo nessa estratégia, pois o público precisa se familiarizar com esse modelo de compras.

Plataformas para realizar uma live de vendas

 

  • Stream Shop: Com tecnologia proprietária, permite que você configure sua loja interativa em minutos, associando o catálogo de produtos do seu e-commerce aos seus conteúdos em vídeo, produzidos para as redes sociais.
  • Alive: Permite que você faça lives quando e onde quiser, com baixo custo, gerando conteúdo, entretenimento e conveniência para seus clientes.
  • Mimo: Pioneira na América Latina, a Mimo é um SAAS de live commerce trazendo a união do livestream com o e-commerce para os sites e aplicativos das marcas.
  • YouTube: O YouTube, como conhecemos, é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com a possibilidade, também, de fazer suas lives.

Para os franqueados, a estratégia do live commerce pode se tornar um diferencial competitivo, permitindo que a marca se conecte de maneira mais profunda com seu público e aumente suas vendas. 

Mas lembre-se: como franqueado, é sempre importante consultar a franqueadora para ter o aval antes de começar!

Que tal deixar a vergonha de lado e abrir a câmera?

Hábitos para você adotar ao fazer live commerce:

  • Use plataformas alinhadas ao público: Escolha a plataforma de live commerce onde sua franquia tem maior engajamento e presença. Concentre esforços no relacionamento com esse público.
  • Selecione produtos estratégicos: Ofereça produtos ou serviços que atendam aos objetivos da franquia, como liquidar estoque ou lançar novidades. Aproveite a live para criar promoções exclusivas e gerar um senso de urgência.
  • Invista em qualidade e interação: Garanta uma transmissão com boa qualidade de imagem e som. Interaja em tempo real, respondendo perguntas e engajando o público com enquetes e demonstrações detalhadas dos produtos.
  • Monitore e aprenda com os resultados: Acompanhe o desempenho das lives, analisando visualizações e vendas. Ajuste a estratégia conforme necessário e continue aprimorando para maximizar o impacto e as vendas futuras.

Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!

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Boa semana! 🚀

Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

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