Voltar

07 de outubro de 2024

Multifranqueados multimarcas: quais as melhores práticas?

Saiba como selecionar franquias com boa rentabilidade, a importância de ouvir o franqueador e envolver os líderes no negócio.

Bom dia!

No mundo das franquias, escolher a marca certa, operar de forma eficiente e manter uma boa relação com o franqueador são passos fundamentais para o sucesso. Jesse Keyser, um multifranqueado americano de sucesso, compartilha suas lições sobre como selecionar franquias com boa rentabilidade, a importância de ouvir o franqueador e envolver os líderes no negócio. Quer saber mais sobre como ele multiplicou seus ganhos e desenvolveu uma equipe engajada?

Vem ler! 🚀

— PARA EXPANDIR

Multifranqueados multimarcas: quais as melhores práticas? 

(Viktor Bystrov / Unsplash)
A quantidade de multifranqueados no Brasil já é relevante. Nossa pesquisa apontou que 46% dos 58,1 mil franqueados ouvidos são multifranqueados, sendo que 26% administram múltiplas unidades da mesma marca e 20% operam lojas de marcas diferentes.

Mas a verdade é que ainda há pouco conteúdo sobre multifranqueados e trocas de boas práticas no Brasil – e sobre multifranqueados multimarcas menos ainda.

E esse é justamente um dos objetivos da CommUnit: trazer essa troca de experiências para você, empreendedor desse segmento, performar melhor.

É por isso que vamos atrás, também, de boas práticas no maior mercado de multifranqueados do mundo: os Estados Unidos. E é de lá que vêm as dicas de hoje.

Em depoimento à American Franchise Academy (AFA), Jesse Keyser, que administra um portfólio de 31 franquias de diferentes marcas, fala das melhores práticas para quem já é multimarca e quer potencializar sua estratégia de crescimento. As dicas também são valiosas para quem quer se tornar um multifranqueado multimarca. Confira!

Como escolher a marca certa

Keyser trabalhou por anos em uma empresa de tecnologia e, com as economias que juntou, decidiu investir em um negócio com seu irmão. Depois de muita pesquisa e análise, eles escolheram o Little Caesars, de pizzas.

Logo perceberam que, para fazer o negócio valer a pena, precisariam operar várias unidades, já que o objetivo era substituir os salários de ambos com o faturamento da franquia.

Eles começaram com cinco pizzarias, mas quando não encontraram mais áreas disponíveis para abrir novas unidades, decidiram explorar outras opções. A escolha foi por marcas que não competiam diretamente, como a rede de salão de cabeleireiros Sport Clips Haircuts e a rede de serviços de limpeza Oxi Fresh Carpet Cleaning, focando sempre em duas coisas: margens altas e boas oportunidades de vendas. Hoje, esses fatores ainda fazem parte da lista de critérios de Keyser.

A lição disso? Entenda o quanto você pode lucrar com a operação e leve em conta os custos ocultos para garantir projeções financeiras realistas.

Seja um bom operador e parceiro de negócios

Quando abriram a primeira unidade, o sucesso foi imediato. Em 16 meses, estavam prontos para a segunda loja. Mas o Little Caesars não aprovou. “Vocês não estão prontos”, disseram eles. Apesar das boas vendas, os custos estavam desalinhados.

Eles seguiram o conselho do franqueador, ajustaram a operação e, em menos de um ano, as finanças melhoraram drasticamente.

A lição? O franqueador é seu parceiro. Se você vai bem, ele vai bem. Aproveite a experiência deles e siga as orientações para não errar o básico.

Envolva seus líderes

Keyser opera salões de beleza em cinco estados, e acredita no poder dos dados. Ele acompanha de perto a performance de cada colaborador, usando as informações para direcionar as conversas com seus gerentes de área.

Ele também ensina seus líderes a pensarem como donos de negócio. Isso reduz problemas e faz com que a maioria das decisões sejam tomadas de forma assertiva, sem precisar da intervenção dele.

A lição? Conheça seus números e ensine sua equipe a entendê-los também. Isso muda a forma como eles enxergam o trabalho e aumenta o engajamento.

Cultive boas relações na franquia

Keyser destaca que o setor de franquias é movido por relacionamentos, não só com clientes, mas também com sua equipe. Ele promove reuniões focadas em conquistas positivas, criando um ambiente de respeito e confiança.

A lição? Valorize seus colaboradores, capacite e empodere sua equipe. Um time motivado e alinhado faz toda a diferença para o sucesso do negócio.

Hábitos para você adotar:

  • Pesquise bem antes de escolher a marca: Investigue a saúde financeira da franqueadora, entenda os custos envolvidos e procure franquias com margens altas e boas oportunidades de crescimento.
  • Mantenha um bom relacionamento com o franqueador: Encare o franqueador como um parceiro estratégico. Ouça suas recomendações para melhorar sua operação e evitar erros que podem comprometer o negócio.
  • Conheça e compartilhe os dados do seu negócio: Acompanhe diariamente os KPIs mais importantes da sua franquia e ensine sua equipe a fazer o mesmo. Isso fortalece o entendimento do negócio e melhora a tomada de decisões.
  • Invista no desenvolvimento da sua equipe: Crie um ambiente positivo, valorizando as conquistas da sua equipe e incentivando o crescimento profissional. Equipes motivadas são mais produtivas e engajadas.

Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!

Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe.

Edições novas chegam todas as segundas-feiras bem cedinho. Você não pode começar a semana sem ler.

Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia:

❤️ Siga CommUnit no Instagram

💼 Siga nossas atualizações no LinkedIn

📱 Inscreva-se no nosso WhatsApp

🇺🇸 Venha conhecer de perto, em Las Vegas, os maiores franqueados do mundo na Multi-Unit Franchising Conference 2025. Clique aqui e saiba mais

 

Boa semana! 🚀

Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

Compartilhe

    Radar Franquias

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do universo de franqueados e multifranqueados.




    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossas Políticas de Privacidade.