Voltar

13 de fevereiro de 2024

Você tem paixão pelo que faz?

No mundo das franquias, a paixão pela marca é um ingrediente fundamental para o sucesso. Mas a gente sabe que não existe receita pronta. Então nesta edição, você vai aprender com ajuda de franqueados de sucesso como dosar a paixão e a razão.

— PARA ADMINISTRAR

Você tem paixão pelo que faz?

(Gerado por IA/Adobe Firefly)
Paixão é um sentimento poderoso, capaz de motivar e inspirar ações ousadas. Mas quem já sentiu amor sabe bem: o excesso pode levar a decisões impulsivas demais… 💔

Caito Maia, fundador da Chilli Beans, compartilha sua experiência: “O amor quando é excessivo cega e leva as pessoas a tomarem decisões movidas pelo impulso. Eu já tive de fazer moderação de amor na rede. Falei: calma, gente, nós vamos chegar lá, mas temos de pensar e agir com maturidade, seguir processos”, afirmou em entrevista no livro “Os 7 Franquehábitos dos Franqueados de Alta Performance”, de Denis Santini.

Quer um exemplo prático disso? A história de Eduardo Montejano, um franqueado da Chilli Beans, é um caso revelador. Ele precisou encontrar um equilíbrio entre seu amor incondicional pela marca e uma análise crítica. Montejano admite que, em algumas ocasiões, sua paixão o levou a tomar decisões questionáveis. Mas ele soube aprender com a jornada. No início de 2022, Montejano chegou a 24 franquias Chilli Beans, distribuídas pelo litoral de São Paulo e capital, além do Aeroporto de Guarulhos – o grupo de lojas franqueadas que mais cresceu em 2021. E a paixão só aumentou.

  • “Eu jamais seria franqueado de uma marca que eu não consumo ou não me alinho com os princípios e conceitos” — Eduardo Montejano, multifranqueado da Chilli Beans

Ser um fã x Ser um franqueado de sucesso

Ser fã e apaixonado por uma marca é importante, mas não é garantia de sucesso como franqueado. 😍 Para obter resultados excepcionais, é necessário evoluir a relação e ser comprometido, participativo e crítico quando necessário. Sedy Novais, multifranqueada do CNA, destaca:

Quem ama cuida! Então, quando o franqueador faz coisas que você acredita não serem as mais corretas, você tem de dizer. Se você é um franqueado engajado com a marca, participativo, parceiro mesmo, você é o primeiro a ser ouvido.”

Engajamento e comunicação clara

Você já notou como algumas redes maduras e com um propósito bem definido fazem parecer que manter o engajamento é como passear no parque? Parece tão fácil, mas acredite, isso não é um piquenique! Manter essa paixão e engajamento é como ter um relacionamento sério com seu negócio.

No livro “Os 7 Franquehábitos do Franqueado de Alta Performance”, de Denis Santini, Expedito Arena, criador da Casa do Construtor, destaca que quando franqueador e franqueado compartilham o mesmo propósito, a força para atingir os resultados aumenta. É como uma relação de amor, mas com maturidade: um exercício constante que depende do comprometimento de ambos.

Pra vencer, tem que engajar

Para se transformar em um franqueado brilhante, o segredo está no engajamento total. Carla Sarni, a mente por trás do Grupo Salus, compara o franchising a uma “receita de bolo” – é preciso seguir com dedicação. Os franqueados altamente engajados não só colhem os melhores resultados, mas também são como aqueles chefs exigentes, sempre famintos por mais conhecimento e sucesso. Eles não se satisfazem com nada menos do que o topo ou por resultados ainda melhores aos já alcançados.

A paixão é um elemento crucial no franchising, mas precisa ser gerenciada com equilíbrio. O engajamento, a comunicação eficaz e a busca contínua por aprimoramento são essenciais para colher os frutos do sucesso no mundo das franquias.

Portanto, lembre-se de admirar a marca, ser apaixonado, mas nunca deixe a paixão te cegar.

Hábitos para você adotar:

Compreenda os valores e propósitos da marca 🔎

  • Você conhece a história da sua marca?
  • Conheça todos os produtos oferecidos pela franqueadora.
  • Você compartilha informações e boas práticas com outros franqueados?

Encontre o equilíbrio entre paixão e racionalidade 🗯️

  • Você já tomou decisões de cabeça quente?
  • Você ainda tem a mesma vontade de crescer e trabalha ativamente para isso?

Comprometa-se ativamente 🙋

  • Você participa de todos os treinamentos da marca?
  • Você participa de comitês ou conselhos da marca?
  • Você esteve presente em todas as lives e convenções?
  • Fez perguntas e anotações?
  • Coloque em prática as anotações para que elas se tornem hábitos, não apenas iniciativas sem frequência e consistência necessária.

Este foi o Radar Franquias, da CommUnit!

Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe.

Edições novas chegam todas as segundas-feiras cedinho, e você não pode começar a semana sem ler.

Quer indicar o CommUnit para outors franqueados, amigos ou parceiros? Clique aqui.

Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia:

❤️ Siga CommUnit no Instagram

💼 Siga nossas atualizações no LinkedIn

📱 Inscreva-se no nosso WhatsApp

 

Boa semana! 🚀

 

Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

Compartilhe

    Radar Franquias

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do universo de franqueados e multifranqueados.




    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossas Políticas de Privacidade.