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27 de maio de 2024

Como ter uma gestão de ALTA Perfomance na sua franquia

Uma gestão de alta performance engloba três principais pilares: finanças, pessoas e vendas. Porém, nem sempre o franqueado possui todas as habilidades nessas áreas. “Está tudo bem! O mais importante é reconhecer no que somos bons e ruins. Com esse autoconhecimento, conseguimos buscar outras pessoas complementares para garantir o sucesso da franquia”, diz Adir Ribeiro, fundador e CEO da Praxis Business, consultoria especializada Modelos de Negócio, Gestão de Redes e Desenvolvimento Humano para Franchising, Varejo & Canais de Vendas. Vem conferir mais sobre o assunto! 🚀

— PARA GESTÃO

Como ter uma gestão de alta performance na sua franquia

(Krakenimages/Unsplash)
Na semana passada, Adir Ribeiro conversou com Denis Santini, Idealizador da CommUnit, sobre as habilidades de um franqueado de alta performance. Na Live do Instagram (que você pode conferir aqui), eles falaram sobre três pilares importantes para uma gestão com ótimo desempenho: finanças, pessoas e vendas.

“O desafio da franqueadora é transformar os franqueados em empresários”, diz Adir, que é moderador de um dos painéis do Somos Multi, 1º Congresso de Franqueados do Brasil. “É uma combinação de hard e soft skills. E somente com capacitação e autoconhecimento é possível avançar para o sucesso. A educação continuada é indispensável.”

Confira os principais insights e inspire-se para potencializar as suas vendas e expandir o seu negócio.

Quais são os fatores para uma gestão de alta performance?

Gerir uma franquia tem complexidades relevantes. Em décadas trabalhando no setor de franchising, nós da Praxis Business, identificamos habilidades fundamentais que são necessárias para ter êxito. Elas envolvem três pilares: finanças, pessoas e vendas.

Generalizando, geralmente, quem é bom de números costuma ser mais racional e calculista. O olhar dele está voltado para DRE (demonstração do resultado do exercício), fluxo de caixa e questões mais analíticas.

Já quem veste o “chapéu” de Pessoas tem um cuidado maior em treinamentos, integração, cultura, capacitação e acolhimento da equipe.

Por fim, o franqueado com habilidades fortes em vendas foca em ações de marketing local, atendimento do cliente, CRM, campanhas.

O grande desafio é entender em quais pilares nós somos bons, já que tendemos a tomar decisões baseadas no que navegamos melhor.

Como descobrimos e o que fazer com essa informação?

Existem vários mecanismos e ferramentas de autoconhecimento, como a Teoria DISC (Dominância, Influência, Estabilidade, Conformidade). Não existe um perfil melhor que o outro.

De repente, sou muito bom com clientes e vendas, mas não tenho paciência com a equipe ou enfrento dificuldade com números. Sabendo as vulnerabilidades, você pode buscar sócios ou gerentes para preencher esses buracos.

Mas contratar também é um desafio, certo?

Com certeza, mas é uma etapa fundamental para o sucesso. É preciso metodologias, paciência e tempo para encontrar profissionais capacitados. Depois disso, vem o desafio de gerir pessoas.

São elas que vão trazer resultados para a sua empresa. Por isso, o bom empreendedor cuida bem da sua equipe por meio de cultura, de um bom processo de integração, de reconhecimento de méritos e da criação do desejo de pertencimento.

| Amanhã, 28 de maio, Adir estará no Somos Multi, 1º Congresso de Franqueados do Brasil, moderando um painel inédito “Gestão de Alta Performance nas suas Franquias Powered by Praxis Business”, com a participação de três grandes multifranqueados: Carlos Sgarlata (Kopenhagen), Fabiano Luna (Petland) e Fatima Afonso (Lupo, Hering e Havaianas).
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E como o franqueado pode colaborar com a franqueadora?

Trabalhar com e para a franqueadora é essencial para garantir que a engrenagem funcione. O primeiro passo é que todos os lados tenham consciência de qual é o papel de cada um e quais são as expectativas das partes.

Por exemplo, a marca pensa na estratégia, realiza campanha e desenvolve produto. Mas é o franqueado que executa o ponto de venda, treina a equipe e lida com o cliente, diretamente.

Para que o alinhamento esteja cada vez mais redondo, vale muito a pena participar de encontros, convenções, fóruns de debates e universidades corporativas. Gosto de lembrar o que o filósofo Leandro Karnal diz: conflitos são necessários para evitar confrontos.

“Onde há confiança, há tolerância. A relação precisa ser de humildade. Uma vez, um franqueador me contou que um franqueado relatou que o processo de implantação da rede gerou ineficiência. Em vez de se sentir agredido, ele aproveitou a oportunidade para colocar uma lupa no processo e melhorar.”

Adir Ribeiro.

Quais são as soft skills de um franqueado de alta performance?

Na pesquisa do Franchising Frame de 2023, 60% dos franqueadores disseram que rompem contratos por comportamentos inadequados do franqueado. Não tem a ver com falta de conhecimento, plano de negócio, ações de marketing… O motivo é a falta de postura. E o autoconhecimento também entra forte aqui.

Por fim, como o franqueado age no chapéu de vendas?

Com o brandbook da franqueadora em mãos, é possível criar uma série de ações de marketing local. É como se esse manual fosse um guard rail, mas não é um trilho – o franqueado não está preso, mas tem um caminho para seguir com espaço para melhorias e adaptações.

Ele precisa criar a cultura de atendimento do cliente, acessar as peças de PDV disponíveis pela franqueadora e implementá-las na operação, preparar o speech de vendas, pensar em ações locais que façam sentido dentro da campanha de marca. Veja como tudo é um trabalho em conjunto.

Hábitos para você adotar:

  • Reserve tempo para participar de comitês, de convenções, para responder as pesquisas propostas pela franqueadora. Estar próximo do franqueador fará com que a troca seja mais intensa;
  • Saiba que programas de capacitação contínuos sempre trazem resultados positivos para a equipe e para o negócio;
  • Não se esqueça de que franchising é ganha-ganha. Se um lado não performa, o outro é diretamente impactado.
  • Saiba que para se tornar um franqueado de alta performance, você não pode depender apenas da estrutura da franqueadora, é preciso fazer a sua parte.
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