Voltar

27 de janeiro de 2025

Novo feed do Instagram: saiba o formato ideal

Prioridade agora são os conteúdos verticais

Bom dia!

O Instagram mudou novamente, e o novo formato do feed agora prioriza conteúdos verticais, como imagens 3:4 e vídeos 9:16, oferecendo mais destaque visual. Como você bem sabe, o feed pode ser uma vitrine digital poderosa para as franquias, capaz de atrair clientes e aumentar vendas. Quer saber como adaptar suas postagens, criar um calendário estratégico e aproveitar o alcance dos reels?

Vem ler! 🚀

— PARA VENDAS

Novo feed do Instagram: saiba o formato ideal

Foto de Marcus Aurelius/Pexels
Você já deve ter percebido que o Instagram está sempre mudando – e a novidade da vez é o formato do feed. A plataforma, que é uma das principais ferramentas de marketing para negócios, está com um layout diferente. E se você quer continuar se destacando na rede, conectando o consumidor à sua franquia, precisa ficar por dentro dessas mudanças.

Antes de tudo, vamos contextualizar: o Instagram, desde sua criação, priorizava o formato quadrado (1:1) para imagens, mas, com o passar do tempo, foi adaptando os conteúdos para comportar vídeos, stories e reels.

Agora, o feed principal privilegia o formato vertical, semelhante ao dos reels, priorizando conteúdos que ocupam mais espaço na tela. Assim, o formato recomendado para imagens é 3:4, e para vídeos, 9:16.

Por que é importante ter um feed bem cuidado?

O feed do Instagram é a “vitrine digital” do seu negócio. É a primeira coisa que um potencial cliente vê ao acessar o perfil da sua franquia. Um feed organizado, bonito e atualizado regularmente passa credibilidade, atrai seguidores e, o mais importante: gera vendas.

Para pesquisar itens de desejo, 76% dos consumidores recorrem às redes sociais, de acordo com a pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box. E sabe o que mais? Outro estudo mostrou que 83% dos usuários afirmam que descobrem novos produtos e serviços por meio do Instagram.

Agora, imagine o impacto de um feed desatualizado ou mal planejado… Isso pode afastar clientes em vez de atraí-los. Por isso, é fundamental acompanhar as mudanças na plataforma e adaptar sua estratégia de conteúdo para continuar chamando atenção.

Como se adaptar ao novo formato do feed do Instagram?

  1. Ajuste suas fotos e vídeos para os formatos ideais: O novo feed favorece conteúdos verticais. Isso significa que imagens com proporção 3:4 e vídeos 9:16 terão mais destaque. Fotos quadradas ainda funcionam, mas ocupam menos espaço na tela do usuário, o que pode diminuir o impacto visual.
  2. Invista em conteúdo visual de qualidade: Não basta apenas seguir as proporções; é essencial criar conteúdos visualmente atraentes. Use fotos e vídeos que reflitam a identidade da sua franquia e que sejam alinhados ao seu público.
  3. Publique regularmente: Um perfil ativo tem muito mais chances de engajar seguidores. Planeje um calendário de postagens com conteúdos que façam sentido para o seu público, como promoções, novidades e dicas relacionadas ao seu setor. A inteligência artificial pode ajudar nisso!
  4. Aposte nos reels e stories: Aproveite que o Instagram está dando destaque a vídeos curtos e interativos. Os reels, por exemplo, têm o maior alcance orgânico da plataforma atualmente, e os stories são ótimos para interagir com os seguidores em tempo real.
  5. Analise os resultados: Use as métricas do Instagram para entender quais conteúdos estão performando melhor e ajuste sua estratégia conforme os dados.

Como ajustar o tamanho da foto no feed do Instagram?

Para manter seu feed organizado com o novo formato vertical, siga estes passos:

  1. No perfil, abra a publicação desejada e toque nos três pontinhos no canto superior direito.
  2. Selecione “Ajustar prévia” e, na tela seguinte, toque em “Ajustar”.
  3. Uma borda será aplicada para adequar a imagem ao formato retangular do feed.
  4. Use “Plano de fundo” para escolher entre moldura branca ou preta.
  5. Caso prefira, toque em “Preencher” para retornar ao formato original.
  6. Toque em “Concluir” para salvar as mudanças.

Pronto! Sua publicação estará ajustada ao novo formato ideal do feed.

HÁBITOS PARA ADOTAR:

  • Adapte suas postagens ao formato vertical: Ajuste imagens para proporção 3:4 e vídeos para 9:16, aproveitando o destaque visual no feed.
  • Invista em conteúdo visual de qualidade: Crie fotos e vídeos alinhados à identidade da franquia, garantindo um feed atrativo e profissional.
  • Publique regularmente com estratégia: Planeje um calendário com promoções, novidades e dicas para engajar seguidores e aumentar vendas.
  • Aposte em reels e analise métricas: Explore vídeos curtos para alcance orgânico e use dados do Instagram para ajustar sua estratégia de conteúdo.

Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!

Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe.

Edições novas chegam todas as segundas-feiras bem cedinho. Você não pode começar a semana sem ler.

Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia:

❤️ Siga CommUnit no Instagram

💼 Siga nossas atualizações no LinkedIn

📱 Inscreva-se no nosso WhatsApp

🇺🇸 Venha conhecer de perto, em Las Vegas, os maiores franqueados do mundo na Multi-Unit Franchising Conference 2025. Clique aqui e saiba mais

 

Boa semana! 🚀

Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

Compartilhe

    Radar Franquias

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do universo de franqueados e multifranqueados.




    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossas Políticas de Privacidade.