Voltar

19 de maio de 2025

Quanto vale a sua franquia? Aprenda a calcular o valuation

O valuation costuma ser usado em momento de repasse, mas não só. Vem saber mais

Bom dia!

Você sabe quanto vale sua franquia? Muitos franqueados pensam no valuation apenas na hora de vender, mas essa avaliação vai muito além do repasse. Saber o valor real da sua unidade pode ajudar na gestão, em negociações e até no planejamento de crescimento. Nesta edição do Radar Franquias, explicamos o que é valuation, como calcular, quando usar — e os erros mais comuns que você deve evitar. Se você quer tomar decisões mais estratégicas e preparadas, vale a leitura completa.

Vem ler! 🚀

Este conteúdo é apresentado pela Soma Deals

— PARA GESTÃO

Quanto vale a sua franquia? Aprenda a calcular o valuation

Freepik
Seja por uma mudança de planos, aposentadoria ou até para abrir espaço para novos investimentos, o repasse de franquias é um movimento natural no ciclo de vida de muitos negócios. Mas você sabe quanto vale a sua operação? E mais importante: sabe como calcular esse valor?

Hoje, vamos falar sobre o valuation, ou avaliação de empresas, e sua importância estratégica para franqueados e multifranqueados que desejam fazer repasses com inteligência e segurança.

O que é valuation e como calcular o valor de uma franquia

O valuation é o processo usado para determinar quanto vale uma empresa — no nosso caso, uma unidade franqueada. Esse valor não é arbitrário e deve levar em conta diversos aspectos, como:

  • Histórico financeiro (faturamento, lucro, fluxo de caixa);
  • Ativos da operação (equipamentos, reformas, ponto comercial);
  • Tempo de operação e maturidade da unidade;
  • Potencial de mercado e localização;
  • Riscos percebidos pelo comprador/investidor.

Modelos comuns no varejo incluem o Fluxo de Caixa Descontado (DCF), o múltiplo de EBITDA ou Receita, o Valor do ponto Zero (investimento inicial) ou uma avaliação baseada no retorno sobre o investimento (ROI), especialmente usada em franquias.

Para chegar a um valor preciso de valuation, o ideal é contar com apoio de especialistas financeiros, consultorias com experiência no setor de franchising ou plataformas de M&A (fusões e aquisições), como a Soma Deals.

O valuation só é útil na hora da venda da franquia?

Definitivamente não! Embora o valuation seja essencial para um repasse ou entrada de investidor, ele também serve como:

  • Indicador de performance: saber o quanto a sua unidade vale ajuda a definir metas e identificar gargalos.
  • Base para negociações com sócios e investidores.
  • Planejamento de crescimento e captação de recursos: inclusive para quem pretende adquirir novas franquias ou replicar o modelo em outras regiões e busca financiamento.
  • Gestão patrimonial e sucessória.

Como saber se o valuation está dentro do valor de mercado?

Você pode ter feito todas as contas corretamente, mas… e se o mercado não estiver disposto a pagar esse valor? É fundamental comparar com benchmarks de franquias similares:

  • Analise negociações recentes de unidades da mesma marca ou setor;
  • Consulte consultorias especializadas em repasse de franquias;
  • Converse com outros franqueados e com o próprio franqueador (muitas redes acompanham esses indicadores).
  • E, acima de tudo, faça um processo de due diligence bem feito para mitigar todos os riscos e determinar o valor justo do negócio

Se o valuation estiver muito acima ou abaixo da média, pode indicar excesso de otimismo ou um problema não identificado.

Uma franquia que já está em operação sempre vai valer mais do que uma nova?

Nem sempre. O valor de uma unidade em operação pode ser maior, igual ou até menor do que o custo de abertura de uma nova, dependendo de:

  • Resultados financeiros reais (vs. projeções);
  • Estado dos ativos;
  • Localização e ponto comercial;
  • Reputação construída (positiva ou negativa);
  • Situação contratual com o franqueador.
  • Riscos envolvidos (débitos trabalhistas, tributários, endividamento, etc.)

Ou seja, o “prêmio” da operação ativa só se justifica se o comprador enxergar vantagem imediata — como fluxo de caixa positivo ou uma clientela fiel já consolidada.

Fatores como suporte da franqueadora, marca e padronização influenciam o valuation?

Sim — e muito! O valor de uma franquia não está apenas nos números, mas também na força da marca, no nível de suporte do franqueador, na padronização e qualidade dos processos e no nível de confiança do mercado.

Quanto mais sólida e reconhecida a rede, maior tende a ser o valor percebido por investidores.

Um caso real em que um valuation bem feito fez a diferença

Em um caso recente do qual a Soma Deals participou, um multifranqueado desejava vender uma unidade com performance mediana. O valuation indicava um valor relativamente baixo, mas a franquia fazia parte de uma marca muito desejada e com fila de espera para novas aberturas. Resultado?

O comprador aceitou pagar acima do valuation técnico, reconhecendo o valor intangível da marca e da localização premium. Isso mostra que, em negociações, o valuation é um ponto de partida — não o único fator de decisão.

O erro mais comum no repasse de franquias? Misturar emoção com números e simplificar demais o processo

Um erro recorrente é superestimar o valor do negócio por apego emocional ou confundir faturamento com lucro. Outro equívoco é negligenciar passivos ou contratos pendentes. Lembre-se: quem compra está olhando o potencial de retorno sobre o investimento — e não o esforço que você teve para construir o negócio.

É muito comum no varejo, as franquias utilizarem de forma simplista o parâmetro “3X no valor do EBITDA”, para definir o valor de um repasse, e com isso negociam somente a transferência do ponto com medo dos riscos.

Existe uma ineficiência enorme gerada pelo fechamento e abertura de novo CNPJ, custos de desligamento de pessoal, reinvestimentos em contratação e treinamento etc. A plataforma SoM&A ajuda as PMEs a transferirem negócios entre si de forma completa e eficiente com uma relação ganha-ganha entre as partes. O comprador paga um melhor preço porque o vendedor não tem tanta despesa na transferência.

O repasse de uma franquia exige preparo, realismo e estratégia. Conhecer o valuation e a análise de riscos (due diligence) da sua unidade é mais do que saber um número — é entender o valor do seu trabalho e tomar decisões embasadas.

Se você quiser ajuda com essa análise, a plataforma SoM&A Deals está à disposição para te ajudar!

Hábitos para adotar:

  • Acompanhe o valuation da sua unidade regularmente, mesmo que você não esteja planejando vender agora. Isso ajuda na gestão estratégica e em decisões futuras.
  • Evite misturar emoção com números. Analise o desempenho da franquia com base em dados financeiros reais, e não apenas no esforço investido.
  • Converse com outros franqueados e busque benchmarks, especialmente se estiver considerando um repasse. Comparar informações é essencial para precificar certo.
  • Inclua o valuation e a due diligence no seu planejamento anual, como parte da gestão patrimonial e de expansão do negócio.

Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!

Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe.

Edições novas chegam todas as segundas-feiras bem cedinho. Você não pode começar a semana sem ler.

Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia:

❤️ Siga CommUnit no Instagram

💼 Siga nossas atualizações no LinkedIn

📱 Inscreva-se no nosso WhatsApp

 

Boa semana! 🚀

Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

Compartilhe

    Radar Franquias

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do universo de franqueados e multifranqueados.




    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossas Políticas de Privacidade.