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21 de outubro de 2024

Relação entre franqueado e franqueador: como pode ser melhor

Não se trata de uma simples dinâmica de "manda quem pode, obedece quem tem juízo". É uma via de mão dupla

Bom dia!

A relação entre franqueador e franqueado pode ser desafiadora, mas é importante deixar claro que não se trata de uma simples dinâmica de “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Na verdade, é uma via de mão dupla, baseada na troca de conhecimentos e experiências. Hoje, destacamos insights valiosos do franqueado de sucesso André Binotti, da YES! Idiomas, e de Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio e da YES! Idiomas, sobre esse tema.

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— PARA GESTÁO

Relação entre franqueado e franqueador: como pode ser melhor

A relação entre franqueador e franqueado pode ser desafiadora, mas é importante deixar claro que não se trata de uma simples dinâmica de “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Na verdade, é uma via de mão dupla, baseada na troca de conhecimentos e experiências.

No podcast DeVan, André Binotti, franqueado de sucesso da YES! Idiomas há mais de 27 anos, reforça que o papel do franqueado vai além de seguir os procedimentos da marca. Para ele, é essencial conectar esse know-how com o trabalho da equipe comercial da unidade.

Ele também destaca a importância de manter um canal de comunicação aberto com a franqueadora, permitindo melhorar e aperfeiçoar processos.

“Não existe ego na posição de franqueado”, diz. “Acredito que devemos participar ativamente, mas sempre pensando no time. A vitória do time é a vitória de todos.”

Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio e da YES! Idiomas, complementa essa visão no mesmo episódio, ressaltando a importância do relacionamento e da escuta ativa.

O franqueado está na ponta, ouvindo o cliente final, então é ele que sabe se aquilo que a franqueadora planejou está funcionando como deveria”, afirma Clodoaldo. “O franqueado traz esse feedback e nós, da franqueadora, ajustamos o que for necessário. É essencial estarmos sempre abertos ao que o franqueado tem a dizer.”

Como os franqueados de alta performance encaram essa relação

Os franqueados de alta performance sabem que colaborar com a franqueadora é investir no próprio sucesso e no de toda a rede. Quando todos os franqueados vão bem, cria-se um círculo virtuoso: a marca se fortalece, o cliente percebe o valor, o faturamento aumenta, e todos ganham.

No livro Os 7 Franquehábitos dos Franqueados de Alta Performance, de Denis Santini, um dos hábitos destacados é a importância de trabalhar em parceria com o franqueador, perseguindo os mesmos objetivos. Parece óbvio, mas, na prática, nem sempre é o que acontece. Greg Nathan, especialista em franchising e autor do livro Fator E, ressalta que o sucesso de uma rede depende de uma interação saudável entre as partes, pois uma relação ruim pode comprometer o negócio como um todo.

Dica prática

André Binotti compartilha um segredo que tem feito seus negócios prosperarem e que serve como uma dica valiosa para qualquer franqueado. Para ele, é fundamental evitar burocracias desnecessárias e reuniões longas que poderiam ser resolvidas com um simples e-mail ou telefonema.

No dia a dia, ele adota uma prática que chama de “5 minutinhos de alegria”. Logo pela manhã, reúne sua equipe para revisar o que funcionou no dia anterior, planejar o dia que começa, repassar metas de matrículas e ações de divulgação externa – tudo de forma ágil e objetiva.

“Metas são consequência de bons processos”, afirma Binotti. “Quando você foca nos processos, as metas vêm naturalmente.” E quando os objetivos são alcançados, ele recompensa o time com prêmios baseados na produtividade e no cumprimento desses processos.

Vale lembrar que tudo começa com a capacitação desenhada pela franqueadora. Sempre que chega um novo colaborador, Binotti diz ser importante investir tempo no treinamento desse funcionário, seguindo as diretrizes da marca. Depois de capacitado ele pode ser cobrado pelos processos que deve seguir – processos, estes, também estabelecidos pela franqueadora.

Aqui se vê claramente o papel das partes. Porque usando tudo que a franqueadora disponibiliza, Binotti acrescenta as mini reuniões diárias, fazendo com que a capacitação seja constante (ao rever processos do dia anterior e apontar pontos de melhoria) e incentivando a equipe a alcançar as metas do novo dia.

Hábitos para você adotar 
  • Mantenha uma comunicação aberta com a franqueadora. Crie um canal direto para compartilhar feedbacks e sugestões. Isso permite que você ajude a melhorar processos e produtos, contribuindo para o sucesso da rede e para o seu próprio negócio.
  • Foque nos processos, não apenas nas metas. Concentre-se em realizar bem os processos estabelecidos. Quando os procedimentos são seguidos corretamente, as metas serão uma consequência natural.
  • Simplifique a gestão com reuniões rápidas. Evite reuniões longas e desnecessárias. Faça encontros curtos e diários para revisar resultados, planejar o dia e alinhar as metas, como os “5 minutinhos de alegria” de André Binotti.
  • Invista na capacitação constante da equipe. Treine novos colaboradores de acordo com as diretrizes da franqueadora e, diariamente, reforce o aprendizado revisando processos e metas. Isso garante uma equipe engajada e produtiva.

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Autor(a)

Editor CommUnit

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