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08 de julho de 2024

Bate-papo com José Semenzato, Renata Vichi, Elaine Moura, Mariana Iwakura e Denis Santini.

Recentemente, José Semenzato (do Grupo Smzto), Renata Vichi (do Grupo CRM, da Kopenhagen e Brasil Cacau) e Elaine Moura (da PopCorn Gourmet) conversaram com exclusividade com a gente. Os líderes destacaram a importância de uma gestão eficiente que envolve um forte relacionamento entre franqueador e franqueado e estratégias bem pensadas. Confira, a seguir, as práticas que eles recomendam para que franqueados possam prosperar em um mercado competitivo e em constante evolução. Vem com a gente!

(@caumofotografia)
— PARA INOVAR

Descubra como os grandes franqueadores do Brasil pensam

O mercado de franquias no Brasil é dinâmico e desafiador, exigindo tanto inovação quanto uma gestão eficiente. No Somos Multi 2024 – 1o Congresso de Franqueados do Brasil, José Semenzato, Renata Vichi e Elaine Moura compartilharam estratégias e visões inspiradoras sobre como superar os obstáculos para expandir. A seguir, vamos revelar 7 insights poderosos que esses líderes ressaltaram.
1. Importância do multifranqueado

Ter franqueados com múltiplas unidades é vital para a ampliação de uma rede, porque proporciona uma expansão sustentável e robusta pelo território nacional. Afinal, geralmente, quem quer crescer já tem um bom resultado na sua primeira operação e apresenta mais potencial de replicar essa boa gestão nas próximas.

2. Critérios de expansão

Do lado da franqueadora, muitas delas valorizam aqueles parceiros que têm alta performance. “É importante que a rede tenha regras bem estabelecidas que valem para todo mundo. A partir disso, podemos olhar o franqueado um a um para entender o seu momento e a sua real necessidade de suporte e treinamento”, ressalta Elaine Moura. Já para Renata Vichi, aqueles que têm melhor resultado merecem receber incentivos, como prioridade na expansão, consultoria diferenciada e até participação no desenvolvimento de produtos.

3. Planejamento estratégico

Franqueadores e franqueados devem trabalhar juntos, definindo KPIs claros e estratégias de expansão realistas. “Hoje, o franchising está muito mais maduro. Temos dados e tecnologia para tomada de decisão, mas o olhar cuidadoso para as questões financeiras continua fundamental”, diz Semenzato. “Se você tem uma dívida mais de duas vezes maior que o seu lucro anual, está entrando numa zona de risco. Então, minha recomendação é, primeiramente, quitar 25% do seu saldo devedor para depois fazer uma nova alavancagem.”

“Eu sempre me incomodei em ser a única mulher preta no ecossistema em que vivo. Para aumentar a diversidade, faço questão de procurar profissionais capacitados dentro de perfis mais plurais. Hoje, 80% dos cargos de liderança da PopCorn Gourmet são deles.” – Elaine Moura
4. A voz de quem importa

O Net Promoter Score (NPS) é uma ferramenta fundamental para medir a satisfação e lealdade dos clientes e, consequentemente, o trabalho dos franqueados. Monitorar essa métrica de forma contínua ajuda a garantir que a experiência oferecida esteja alinhada com as expectativas dos consumidores e da própria marca.

Durante o bate-papo, o trio de franqueadores também levantou a importância de avaliar frequentemente a satisfação dos franqueados em relação à franqueadora, a fim de melhorar o suporte dado a eles.

5. Mais que uma venda, uma experiência

Falando em clientes, o momento da compra é crucial para que o produto/serviço tenha um significado além da sua funcionalidade. “Graças ao bom trabalho de marca, os relógios do Rolex são vistos como uma joia… Um carro da Mercedes representa status”, relembra Renata. “Na Kopenhagen, vendemos presentes em forma de chocolate.”

Ela também destaca que o franqueado é o grande responsável por fazer com que a experiência do consumidor seja memorável. Uma loja bem treinada e equipada oferece produtos de qualidade em um ambiente acolhedor que reflete os valores e a essência da marca. Essa atenção aos detalhes garante que os clientes não só retornem, mas também se tornem promotores entusiastas dela, ajudando a construir uma reputação sólida e positiva no mercado.

6. Construção de uma marca forte

Durante a conversa, Semenzato defendeu que, para ser lembrada, a marca precisa ter uma visibilidade frequente. “O investimento do franqueador é institucional. Isso significa que uma campanha em TV não vai, necessariamente, gerar lead ou venda na hora. Em compensação, fortalece a credibilidade e a reputação da rede”, diz o empresário.

7. Paixão pelo Negócio

Franqueados apaixonados pela marca e pelo que fazem tendem a ter um desempenho melhor, contagiando as suas equipes e os seus clientes com entusiasmo e dedicação. “É nosso papel fazer com que essa empolgação seja alimentada todos os dias. Por isso, eu sempre estou atenta à qualidade de vida dos franqueados da PopCorn Gourmet porque a jornada deles precisa ser divertida”, finaliza Elaine.

Hábitos para você adotar:

  • Conheça a sua região e implemente ações de marketing local. Você é a pessoa que melhor conhece o seu público-alvo.
  • Trabalhe junto com a franqueadora para definir e acompanhar KPIs que sejam claros, garantindo uma expansão sustentável e bem planejada.
  • Monitore e tome decisões com base no NPS dos clientes, a fim de melhorar a experiência deles.
  • Proporcione uma vivência memorável na loja. Para isso, treine a sua equipe e tenha certeza de que você tem todo o portfólio de produtos ou serviços recomendado.

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