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25 de novembro de 2024

As redes sociais podem ser chave para conquistar e cativar clientes

Revelar bastidores e construir expectativas na audiência são algumas das dicas

Bom dia!

As redes sociais podem ser uma poderosa aliada para franqueados que buscam se destacar e atrair mais clientes. Hoje, mostramos como franqueadas de marcas como Cresci e Perdi e Kumon estão usando essas plataformas para criar conexões reais com o público, revelando bastidores e construindo expectativas para eventos. Descubra como essas empreendedoras potencializaram suas franquias, mostrando seu lado humano e aproveitando o suporte das franqueadoras.

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— PARA VENDER

As redes sociais podem ser chave para conquistar e cativar clientes

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash
As redes sociais têm se tornado uma ferramenta essencial para franqueados que buscam engajar o público aumentar a presença de suas unidades no mercado.

Um exemplos de sucesso de quem vem usando bem as redes sociais no setor de franquias é a Marina Soares, franqueada de três unidades da Cresci e Perdi, franquia de moda circular no segmento de roupas e acessórios infantis, e de uma unidade da Faccia Armonica, de estética facial.

Desde a abertura da primeira unidade da Cresci e Perdi, ela sempre usou as redes para mostrar os bastidores e a essência do seu negócio. Em um setor onde o desapego e a moda circular são o foco, Marina percebeu que os clientes queriam mais que uma marca: queriam conhecer a pessoa por trás dela.

Assim, quatro anos atrás, ela começou a compartilhar detalhes do cotidiano da loja e de sua visão pessoal sobre o consumo consciente, algo que gerou um engajamento significativo.

Marina percebeu também que promover eventos organizados pela franqueadora, como o “Melissa Day” – que estimula a venda de sapatos infantis da marca Melissa nas unidades da Cresci e Perdi -, nas redes sociais com antecedência, criando expectativa e aquecendo o público ao longo da semana, era uma maneira de gerar filas na porta no grande dia.

“Esse é o meu diferencial, ir criando expectativa para os eventos”, diz ela. O impacto de suas ações nas redes sociais foi tão positivo que o perfil da sua franquia no Instagram acumula hoje mais de 260 mil seguidores, e o seu perfil pessoal, mais de 80 mil.

Para Marina, o segredo é simples: “Entenda seu público local, use o suporte da franqueadora, e faça a sua parte.”

Ela pontua, ainda, a importância de trabalhar posteriormente os clientes que chegaram por causa do evento, para fidelizá-los.

Bastidores como vitrine

O impacto das redes sociais é evidente também para Graziela Lage e Patricia Alli, franqueadas do Kumon, do setor de educação. Embora mais tímidas em frente às câmeras, ambas perceberam a importância de “colocar a franquia na vitrine” ao compartilhar a rotina das unidades e os avanços dos alunos em disciplinas como matemática e inglês.

Graziela, que já alcançou 60 mil visualizações em um vídeo no perfil de sua franquia mostrando o dia a dia de sua unidade, ressalta que “as pessoas querem ver a realidade”.

“Eu apenas abri a câmera do celular e passeei pela unidade, mostrando o que estava acontecendo no momento. Eu nem falei nada, apenas coloquei uma música legal”, conta.

Com pequenas ações como essas, os clientes criam uma conexão emocional com o que a franquia representa.

Denis Santini, CEO da CommUnit, destaca que “a franquia tem um papel incrível na estratégia de marketing, mas é papel do franqueado potencializar as ações localmente, inclusive nas redes sociais da unidade.”

Para ele, a autenticidade e os bastidores são universais, aplicáveis a qualquer tipo de franquia. Marina, Graziela e Patricia são exemplos de como o uso inteligente e humano das redes sociais pode transformar a relação com o público, valorizando o serviço e gerando resultados palpáveis.

Com a presença digital cada vez mais valorizada, usar as redes para contar a história da franquia e estreitar o contato com o cliente pode ser uma das melhores estratégias para os franqueados que buscam se diferenciar no mercado.

Hábitos para adotar
  • Mostre a sua essência: Use as redes sociais para revelar o lado humano do seu negócio, compartilhe bastidores e mostre quem você é para criar uma conexão real com o cliente.
  • Crie expectativa com seu público: Anuncie eventos ou promoções aos poucos para “esquentar” o interesse e manter o engajamento, aumentando as chances de lotação no dia da ação.
  • Exponha a rotina da franquia: Publique vídeos do dia a dia da unidade para que o público veja a realidade e o valor do seu trabalho, mesmo que em pequenos momentos.
  • Use o suporte da franqueadora com criatividade: Aplique o know-how oferecido pela franqueadora, mas personalize sua estratégia para conectar-se com o público local.

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Autor(a)

Editor CommUnit

Equipe de jornalistas e colaboradores internos da CommUnit

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