Bom dia!No dinâmico mercado de franquias, tomar decisões rápidas e eficazes exige acesso a dados confiáveis. Hoje, o Radar Franquias mostra como pesquisas setoriais podem ajudar franqueados e franqueadoras a planejar estratégias com base em informações detalhadas sobre desempenho, tendências e comportamento dos consumidores. Trazemos insights da primeira edição da pesquisa Perfil do Franqueado & Multifranqueado, da CommUnit, que revela dados importantes, como o fato de 46% dos franqueados operarem mais de uma unidade. Aproveitamos para te convidar a preencher o questionário da segunda edição até 31 de outubro! Vem ler! |
|
— PARA GESTÁO |
Conteúdo e prêmio para quem responder a Pesquisa Perfil do Franqueado & Multifranqueado |
|
(Content Pixie na Unsplash) |
Para tomar decisões rápidas e assertivas em um mercado competitivo e dinâmico como o de franquias é essencial munir-se de dados confiáveis.
Tanto franqueadores quanto franqueados precisam de informações detalhadas para guiar suas escolhas, sejam números e percepções sobre o desempenho das unidades que operam ou dados mais macro, como as tendências do setor e o comportamento dos consumidores. Isso é fundamental para traçar estratégias eficazes e garantir o crescimento sustentável das operações. Nesse sentido, lançamos, em 2023, a primeira edição da Pesquisa Nacional Perfil do Franqueado & Multifranqueado, realizada pela CommUnit. Ao ouvir mais de 1.400 pessoas do segmento do franchising, trouxemos à tona dados relevantes que ilustram o comportamento dos franqueados brasileiros. Por exemplo, você sabia que 46% dos franqueados operam mais de uma unidade? Isso revela uma forte tendência de expansão no mercado, demonstrando que os franqueados estão cada vez mais focados em crescer suas operações. Além disso, o otimismo dos franqueados brasileiros é evidente. Muitos expressaram a intenção de abrir novas unidades no próximo ano, inclusive considerando o repasse de franquias como uma oportunidade de expansão. Esse tipo de operação, que antes era visto com ressalvas, agora é encarado com bons olhos, com 53% dos franqueados enxergando nele uma ótima oportunidade de negócio. Ao considerar essa expansão, é interessante observar que 65% dos franqueados afirmam que as novas unidades que pretendem abrir seriam das mesmas marcas que já possuem. Isso destaca a confiança no modelo de negócios das marcas que eles operam, fortalecendo ainda mais a relação entre franqueador e franqueado. |
A importância de tratar franqueados como perfis diferentes de formas diferentes
Outro ponto relevante que a pesquisa trouxe para as franqueadoras é o tratamento diferenciado que devem dar aos seus franqueados. Entender os perfis, como aquele franqueado com espírito empreendedor ou aquele que possui uma abordagem mais executiva, e reuni-los em grupos permite oferecer um atendimento mais alinhado às suas expectativas e necessidades. As franqueadoras que compreendem essa diversidade conseguem desenvolver estratégias que estão mais de acordo com a realidade de seus operadores, garantindo melhores resultados. Dados que guiam o futuro do setor Esses exemplos demonstram como pesquisas setoriais, como a conduzida pela CommUnit, são ferramentas essenciais para subsidiar decisões estratégicas no setor de franquias. Elas fornecem uma visão detalhada e confiável do mercado, o que é fundamental tanto para quem já opera quanto para quem está pensando em expandir. Reconhecendo a importância desse tipo de levantamento, a CommUnit lançou em outubro a segunda edição da pesquisa Perfil do Franqueado e Multifranqueado, que promete trazer ainda mais insights valiosos para o setor. Participe e concorra a prêmios As suas respostas na pesquisa serão completamente anônimas, com os resultados utilizados apenas de forma agregada, sem identificação de marcas ou pessoas. Quem participar e demonstrar interesse estará concorrendo a prêmios incríveis, como 5 cortesias para o SomosMulti, o 2º Congresso de Franqueados do Brasil, que ocorrerá em setembro de 2025. Também haverá o sorteio de um pacote técnico para o evento em Las Vegas (EUA), em março de 2025, no valor aproximado de US$ 1.700, que inclui visitas técnicas, tradução, credenciais para o congresso e mais. |
|
Esse foi o Radar Franquias, da CommUnit!Sua recarga semanal de informação e inspiração para levar o seu negócio mais longe. Edições novas chegam todas as segundas-feiras bem cedinho. Você não pode começar a semana sem ler. Para ter ainda mais dicas e insights valiosos para sua franquia: Siga nossas atualizações no LinkedIn Venha conhecer de perto, em Las Vegas, os maiores franqueados do mundo na Multi-Unit Franchising Conference 2025. Clique aqui e saiba mais
Boa semana! |